As obras de ampliação do Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, no centro norte da Bahia, terão início ainda este ano. Estão previstos investimentos da ordem de R$ 18,5 milhões apenas em obras. O projeto foi apresentado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), neste sábado (14), para os veículos de imprensa do município.

A unidade passará de 115 para 200 leitos, com a ampliação de enfermarias e UTIs adulto e neonatal, além da criação de novas estruturas. Entre as novas áreas, destaque para a construção de um Centro de Parto Normal, uma Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Canguru (UCINCa), bem como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e a implantação de um serviço de hemodinâmica. A obra ainda contempla a ampliação do número de salas do centro cirúrgico, que passará de quatro para seis.

Os novos leitos estarão distribuídos da seguinte forma: 40 leitos de enfermaria; 10 leitos de UTI adulto; 5 leitos de UTI Neonatal; 10 leitos de UCINCo; 5 leitos de UCINCa; 3 leitos de PPP (pré-parto, parto e pós-parto); e 12 leitos oncológicos.

Com o objetivo de assegurar o tratamento integral aos pacientes oncológicos da região, o hospital receberá uma unidade de alta complexidade em oncologia (UNACON) e terá à disposição serviços de radioterapia e quimioterapia. 


Também será implantado o serviço de alta complexidade cardiovascular, incluindo cirurgia cardíaca e hemodinâmica, que possibilitará realizar, pela primeira vez na região, exames e intervenções como cateterismo e angioplastias para infarto do miocárdio e AVC. 

Por meio de técnicas minimamente invasivas, a hemodinâmica é uma aliada no diagnóstico e tratamento de patologias relacionadas à cardiologia intervencionista, radiologia vascular intervencionista, neurorradiologia, intervencionista e eletrofisiologia intervencionista.

Ascom Gov-BA / Fotos: Pascoal Ferreira / Divulgação
Postagem Anterior Próxima Postagem