O Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), realizado pela ENGIE, em parceria com a GAIA Social, no município de Umburanas, chegou ao final da primeira etapa.  Os avanços alcançados pelas turmas no primeiro semestre foram comemorados na última quinta-feira (27/06) durante uma solenidade na Escola Rômulo Galvão, que contou com apresentações culturais das turmas.

O destaque foi para a taxa de 90% de frequência dos estudantes e a mudança de fase de alfabetização de 40% dos 112 alunos matriculados, motivos de orgulho para os idealizadores do projeto. “A missão do AJAé alfabetizar e socializar. Portanto, essa é uma grande conquista e comprova que os alunos estão se esforçando para aprender, além de se sentirem bem no lugar onde estão”, afirmou o gerente da obra Murilo Boselli. 


A alegriados progressos proporcionados pelo curso foi destacada pelo presidente da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Sattamini, que deixou sua mensagem para os alunos através de um vídeo. “É uma satisfação saber que estão terminando o primeiro semestre e frequentando as aulas, fazendo as coisas acontecerem, mudando as suas vidas. A leitura abre o mundo novo e os alunos devem perseverar até que se sintam confortáveis para ler e escrever. Desejo que voltem das férias com a mesma garra e dedicação para que a gente se orgulhe ainda mais de todos”, destacou Sattamini.

Com o objetivo de contribuir para elevar a taxa de alfabetização da população do Município de Umburanas, o curso segue até novembro de 2018, nas comunidades de Angical, Barriguda do Doutor, Barriguda da Brasília, Barriguda dos Lima e Barriguda dos Lió.


Ações Sociais e premiações

Além das aulas em sala, o projeto da AJA prevê atividades lúdicas como palestras e cinema, bem como ações que contribuam efetivamente para o processo de aprendizagem dos participantes. É o caso das consultas oftalmológicas e os cerca de 90 óculos de graus, doados para os estudantes com necessidade de lentes corretivas, no mês de maio de 2018. Neste primeiro semestre, os alunos também receberam um kit com mochila, fardamento e garrafinha. No segundo semestre, está prevista uma premiação de um vale compra de R$ 2 mil, para ser utilizado no comércio local, que será sorteado em cada turma. Além disso, o aluno destaque entre todas as turmas também irá receber um vale compra de R$ 2 mil.

Ascom Engie
Postagem Anterior Próxima Postagem