Na última quinta-feira, 20, uma audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores de Umburanas para discutir o Plano Diretor da cidade. A reunião é parte integrante do processo de elaboração da legislação, que tem como objetivo estabelecer as diretrizes e as regras a serem cumpridas para o desenvolvimento planejado do Município. 

“Esta é uma lei de grande importância, pois, vai servir de suporte para vislumbrar ações de desenvolvimento do município nos próximos 10 anos”, afirmou o gerente dos Complexos Eólicos Campo Largo e Umburanas, Murilo Boselli, destacando que o Plano foi elaborado com investimentos da ENGIE Brasil Energia.

Com a minuta do Plano já finalizada e disponibilizada para consulta dos interessados, a audiência foi a última oportunidade da sociedade se manifestar, antes da análise e aprovação do documento pelo Legislativo Municipal. A participação popular foi a etapa mais importante da reunião, que debateu temas como a criação de bairros e novos Distritos, arborização urbana, acessibilidade e organização do trânsito, áreas de preservação ambiental, projetos e investimentos públicos, novas edificações, expansão futura da cidade, expectativa de investimentos no meio rural, entre outras ações que vão garantir o crescimento mais sustentável da cidade.


“Basicamente todos os assuntos debatidos na audiência já estavam contemplados na minuta do Plano Diretor, o que demonstra o foco e a qualidadedo trabalho que foi realizado até chegarmos nesse momento”, destacou Boselli.

Executado pelo Instituto Heráclito e Geogestão, o Plano Diretor Participativo de Umburanas começou a ser elaborado em 2016 e contou com uma análise detalhada dos elementos físicos e espaciais do município, complementada pela análise de todos os documentos legais vinculados ao planejamento municipal, além de leitura comunitária.

Ascom ENgie
Postagem Anterior Próxima Postagem