Desde junho deste ano, mais nove parques eólicos entraram em operação na Bahia. Os empreendimentos estão localizados nas cidades de Sento Sé e Morro do Chapéu. Nesse período, as usinas de Campo Largo III, IV e VII, em Sento Sé, e Boa Vista da Lagoinha, Ventos do Santo Abraao, Ventos da Santa Dulce, Ventos da Santa Esperança, Ventos do São Mário e Ventos do São Paulo, em Morro do Chapéu, começaram as atividades. Juntos, vão adicionar mais 261.100 kW de capacidade instalada para geração de energia a partir de fonte eólica no estado.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o território baiano possui 2.791.041 kW de potência e é considerada a segunda maior do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Norte, com 3.722.456 kW. Atualmente, representa mais de 25% da capacidade de geração de energia elétrica no estado. Desde 2012, com a instalação da primeira usina eólica na Bahia, esse número está aumentando a cada ano. 

Com os novos parques, o estado passa a ter 111 empreendimentos em operação. Além disso, 72 usinas estão em construção e mais 49 serão implantadas nos próximos anos.

Ascom Seinfra-BA
Postagem Anterior Próxima Postagem