Moradores das ilhas que compõem a Baía de Todos-os-Santos viviam acuados por traficantes. Os nativos das ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos, em Salvador, além de Paramana, em Madre de Deus, eram ameaçados constantemente de morte para não realizar denúncias à polícia. Algumas pessoas tiveram a casa invadida e depois foram espancadas pelos criminosos. 

“Um deles tinha várias entradas na delegacia por espancamentos. O grupo agia ameaçando de morte os nativos, invadia as casas e agredia as pessoas”, declarou a delegada Marcele Guerra, titular da 17ª Delegacia (Madre de Deus), fazendo referência à Samuel Nunes da Silva Neto, 23 anos, conhecido como Neto Gordo, um dos mortos na operação Baía de Todos-os-Santos II, realizada na manhã desta quinta-feira (14). A ação policial terminou com três traficantes mortos e dois presos. 

Além de Samuel, morreram durante confronto dois homens ainda não identificados.  A dupla foi encaminhada para o Hospital do Subúrbio, segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), mas não resistiu aos ferimentos. Já Raimundo Farias Cidade Júnior, 33, o Cabeção, e Vandésio Pereira da Silva, 27, o Vando, foram presos em flagrante por tráfico de drogas. 

Presos na operação que envolveu mais de 50 PMs são apresentados durante coletiva (Foto: Alberto Maraux/SSP-BA)

A delegada e o comandante de Policiamento Especializado (CPE), coronel Humberto Sturaro, apresentaram na manhã desta quinta (14) o balanço da operação, realizada em conjunto com as Polícias Civil e Militar – a Polícia Federal participou no levantamento de informações e a Marinha com apoio logístico.

“Já vínhamos investigando eles. Esse grupo trazia a droga de Salvador de barco para abastecer a população local e principalmente os turistas nessa época do ano”, declarou a delegada Marcele Guerra.

Os bandidos eram investigados desde junho do ano passado. Em novembro, foi deflagrada a operação Baía de Todos-os-Santos I, que resultou em cinco pessoas presas e apreensão de uma lancha, uma espingarda, além de certa quantidade de drogas. 

Durante a coletiva, a delegada preferiu não dar detalhes sobre os criminosos, limitando-se em dizer que “o líder não estava na região e está sendo procurado”.

No entanto, policiais civis admitiram que os criminosos integram a facção Bonde do Maluco (BDM) e que o líder está no bairro de Tancredo Neves, em Salvador. 


Operação

De acordo com a SSP-BA, cerca de 50 policiais utilizaram três embarcações para atravessarem a Baía de Todos-os-Santos em busca dos criminosos. Uma denúncia anônima apontou que os traficantes estavam na região.

Segundo coronel Humberto Sturaro, pouco depois de 5h, policiais, entre civis e militares iniciaram a operação. Em Bom Jesus dos Passos, as equipes entraram em confronto com os traficantes - e um deles, Samuel, gerente do grupo criminoso, acabou morto. “Precisávamos o quanto antes dar uma resposta ao crime organizado que atuava na região”, declarou Sturaro durante apresentação. 


Outros dois bandidos foram mortos em confronto com os policiais na Ilha de Maré – até 15h30 eles ainda não tinham sido identificados.

Com a quadrilha foram apreendidos uma pistola calibre 9mm, dois revólveres calibre 38, uma espingarda, munições, carregadores, tabletes de cocaína, maconha e crack, rádios comunicadores, embalagens plásticas, balança, entre outros materiais. Parte da droga foi localizada pelos cães Endy (Pastor Belga Malinois) e Ajax (Pastor Alemão) da Companhia de Operações com Cães do Batalhão de Choque.

Em seguida, os policiais seguiram para Bom Jesus dos Passos, onde prenderam Raimundo e Vandésio. Eles estavam numa casa. 

Os suspeitos presos negam a participação no grupo. “Sou apenas pescador”, disse Vandésio aos jornalistas “Não entro em nada. Estava em casa. Sou pescador também. Não entro em nada não”, respondeu Raimundo. 

Fonte: Correio
Postagem Anterior Próxima Postagem