O Jacobina venceu o Vitória da Conquista por 2x1, de virada, na tarde deste domingo (17) no estádio José Rocha, e se salvou do rebaixamento para a segunda divisão com gol aos 46 do segundo tempo. Mesmo saindo perdendo, o Jacobina buscou a virada e, com muita superação, conseguiu reverter o placar que lhe custaria a vaga na elite do futebol baiano.

Mas tudo seria em vão se o Bahia não tivesse vencido o Jequié, que somava dois pontos à frente do Jacobina. O Esquadrão não só ganhou, mas goleou o time da casa por 5 a 0, se classificando para as semifinais do estadual.

O jogo

Foi com emoção, tensão e doação em campo que o Jegue da Chapada conseguiu permanecer na primeira divisão do Baiano. Mas não foi fácil, e a prova disso é que o Jacobina saiu perdendo na virada do segundo tempo após uma bobeada do sistema defensivo. O gol do Conquista silenciou as arquibancadas do José Rocha.


Não demorou muito para o torcedor soltar o grito de gol, após um pênalti assinalado pelo árbitro e cobrado por Jeam. O Conquista ainda teve um jogador expulso antes da cobrança da penalidade que culminou no empate do Jacobina. Daí em diante, só deu Jacobina. Porém, mesmo com ataques sucessivos, a defesa do Conquista se segurou como pôde e frustrou o torcedor de comemorar a virada ainda no tempo regulamentar. Nesse momento, a tensão tomava conta do estádio.

Quando muitos torcedores já se preparavam para aceitar a queda do jacobina para a segunda divisão, eis que o improvável acontece. Aos 46 minutos do segundo tempo, em uma bola alçada na área do Conquista, Kaio escorou de cabeça e Matheus completou para as redes. Explode o José Rocha em um misto de alegria e alívio. Mas o torcedor ainda teria que esperar dois longos minutos, dos acréscimos dados pelo árbitro. "Foi uma eternidade", disse um torcedor. Só no momento do apito final é que, enfim, a festa foi completa no estádio José Rocha.


Cobranças

Mesmo com a festa nas arquibancadas, pôde-se notar a insatisfação da torcida com as sucessivas campanhas ruins do clube no Baianão. Das cinco campanhas do Jegue da Chapada na Série A, desde o acesso em 2014, em três o time só conseguiu se safar da degola na última partida: 2015, 2018 e 2019. Cansados com as campanhas ruins, vários torcedores pediram mudanças na gestão do clube.

O Jacobina termina sua participação no Baianão com 8 pontos, 1 a mais que o Jequié, clube rebaixado para a segunda divisão em 2020. Confira como ficou a classificação após o fim da fase de grupos.  Em verde, os times que disputarão as semifinais. Em vermelho, o clube rebaixado.

1 Bahia de Feira: 16 pontos
2 Atlético: 16 pontos
3 Bahia: 15 pontos
4 Vitória da Conquista: 13 pontos
5 Vitória: 13 pontos
6 Fluminense: 12 pontos
7 Jacuipense: 10 pontos
8 Juazeirense: 10 pontos
9 Jacobina: 8 pontos
10 Jequié: 7 pontos

Veja o gol de empate do Jacobina



Assista a festa da  torcida



Fonte: Jacobina Notícias / Fotos e vídeos: Robson Guedes
Postagem Anterior Próxima Postagem