Começaram oficialmente, na quarta-feira (3), os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP). O JERP, que está completando 10 anos, em 2019, é considerado um projeto estratégico pela Secretaria da Educação do Estado para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Neste ano, além de envolver diferentes modalidades tradicionais como basquete, vôlei, futebol e xadrez, os jogos incluem modalidades inovadoras, que possuem referências nos territórios e que são sugeridas por cada NTE ou unidade escolar, a exemplo da argolinha, da natação no rio e do samba de roda, que têm uma expressão cultural sem necessariamente ter uma expressão competitiva.

Realizado durante todo o ano, o JERP acontecerá nas etapas escolares, municipais, polos, territoriais, zonal, regional e nacional. Na etapa escolar, a disputa das diferentes modalidades já está agitando as torcidas. Foi assim hoje, por exemplo, no Centro Educacional Gilberto Viana, localizado em Itambé (577 km de Salvador), onde as competições do JERP integraram o Festival de Jogos e Brincadeiras da unidade escolar, que segue até esta quinta-feira (4). A estudante Lívia Almeida, 15, 1º ano, está entusiasmada. “Participei das competições de bandeirinha, baleado e dodgeball, que se parece muito com o baleado, mas possui regras diferentes e, ao invés de uma bola, jogamos com dez bolas”, disse.


Encontro com articuladores

Paralelamente aos Jogos Estudantis, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu, nesta terça-feira, o 1º Encontro de Articuladores do JERP dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). A atividade, realizada no Colégio Estadual Euricles de Matos, em Salvador, teve o objetivo de discutir ações voltadas para o fortalecimento das práticas esportivas nas escolas por meio dos jogos estudantis, conforme destacou o coordenador executivo de Projetos Estratégicos da Educação, Marcius Gomes. “O encontro serviu para alinhar as orientações para o desenvolvimento dos jogos e reforçar a importância do esporte escolar como ferramenta de formação para a juventude”.

O articulador do Núcleo Territorial de Educação de Itabuna (NTE 05), Cristovam Crispim, falou sobre a importância dada pelo JERP ao esporte praticado nos territórios. “Este encontro é essencial para o fortalecimento do JERP, pois temos a oportunidade de trocar nossas experiências e relatos. Além disso, discutimos sobre as modalidades esportivas que fazem parte da cultura local de cada território, a exemplo do surf, que realizamos na nossa região”.  

Ascom Secretaria da Educação do Estado da Bahia | Fotos: Divulgação
Postagem Anterior Próxima Postagem