Uma ação de intervenção social, protagonizada por estudantes do Centro Estadual Educacional Profissional (CEEP) em Gestão e Negócios do Centro Bahiano Professora Felicidade Jesus Magalhães, em Jacobina (330 km de Salvador), vem beneficiando instituições públicas e/ou filantrópicas do município baiano. O projeto, que já dura três anos, consiste na prestação gratuita de serviços de manutenção e suporte em computadores. A solicitação da ajuda é feita na direção da unidade escolar, que agenda a visita dos alunos no local. 

Ao mesmo tempo que colocam em prática o que estão aprendendo em sala de aula, os estudantes contribuem para que os computadores de colégios ou outras instituições públicas voltem a funcionar ou possam ter sua vida útil aumentada. É o que confirma a estudante Carol Rocha, 20, 4º ano do curso técnico de Informática. “É um aprendizado a mais para nós que participamos, voluntariamente, do projeto. Mas é muito mais a gratificação que conta quando vamos fazer manutenção ou consertar uma máquina em uma instituição que não dispõe de verba para esses tipos de demanda. Colocar em funcionamento um computador parado em uma instituição carente, a exemplo de uma comunidade quilombola, é algo muito significativo para nós”. 


O professor orientador Adeilton Santos ressalta que a função social do projeto é o que o mantém permanente no CEEP. “Além de ser um estágio para os estudantes que ainda não conseguiram estagiar fora, é uma forma de prestarmos solidariedade em localidades desprovidas de recursos, como a comunidade quilombola Quilomberê, no bairro de Bananeira. Os alunos consertaram os computadores do infocentro deles e, assim, puderam retomar os seus trabalhos. Foi muito gratificante. Também já fizemos muitas intervenções em escolas municipais, como nos laboratórios de informática das escolas municipais Maria da Glória e Maria Prima”. 

Os principais problemas detectados pelos estudantes, conforme o educador, estão ligados à formatação do computador e instalação do sistema operacional. A manutenção preventiva também é feita pelos alunos dos 3º e 4º anos, que podem ser solicitados por meio de ofício, encaminhado à diretoria do CEEP. A partir daí é agendada a visita ao local.

Ascom Secretaria da Educação do Estado da Bahia / Fotos: Divulgação

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem