Os agricultores familiares de Morro do Chapéu, Território Chapada Diamantina, comemoram, nesta segunda-feira (15), com o governador Rui Costa, a 500ª viagem dele ao interior baiano, com entregas e anúncios para o desenvolvimento rural da região. 

No município, o governador autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a celebrar 11 convênios no âmbito do projeto Bahia Produtiva, referentes aos editais de Qualificação de Agroindústrias, Socioambientais, Quilombolas e Fruticultura. 

A agricultora Isabela Pereira, da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Queimada, de Iraquara, é uma das beneficiárias pelo edital de Qualificação de Agroindústrias: “Vai melhorar muito nossa unidade de beneficiamento de polpas de frutas, gerando renda para cerca de 150 famílias. Além disso, vai ajudar a manter as famílias no meio rural e gerar maior participação delas enquanto comunidade”. 


Também foram entregues 10 mil mudas de goiaba, ipê roxo, ipê amarelo, urucum, jabuticaba e pau brasil, beneficiando 33 mil agricultores familiares de Morro do Chapéu. A ação é executada por meio de parceria com a Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR). 

Para o coordenador técnico da Cooperativa de Apoio à Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Coopagril), Elói Falcão, a expectativa é grande com a entrega das 10 mil mudas: “Serão beneficiadas cerca de 300 famílias de agricultores familiares. Com parte das mudas vamos recuperar a mata ciliar e a outra será para produção de frutas como goiaba e abacaxi. Nossa meta é incentivar essa produção para futuramente construirmos uma unidade de beneficiamento de frutas para produção de polpa”. 


Terra legal 

Foram entregues ainda 48 títulos de regularização fundiária para agricultores familiares de Santa Terezinha, Itaetê, Boa Vista do Tupim, Ibicoara, Iramaia, Ipupiara, Itatim e Itaberaba.  A ação é resultado do projeto Bahia mais Forte Terra Legal, criado pela SDR, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA). 

O título de terra garante aos agricultores familiares a segurança jurídica e a sucessão rural, que possibilita a permanência das famílias no campo, com qualidade de vida. Com o documento em mãos, eles podem ainda acessar financiamento junto a instituições financeiras e outras políticas públicas que viabilizam melhorias na sua produção, aquisição de insumos ou outros investimentos, além da aquisição de bens duráveis. 

Para o agricultor Mário José da Silva, da comunidade Barbosa, município Santa Terezinha, o título traz segurança e possibilidades para a sua família: “Planto palma e tenho umas cabecinhas de gado e ovelhas. Agora dá até pra fazer um empréstimo no banco para poder crescer”. 


Mais entregas 

A viagem 500 começou com a entrega da restauração e pavimentação de 73 quilômetros da BA-144, no trecho que liga Morro do Chapéu a Várzea Nova e ao povoado de Lages do Batata, em Jacobina. 

Também na área da infraestrutura, o governador Rui Costa autorizou a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a iniciar obras de pavimentação da rodovia de acesso à passagem urbana de Barra da Estiva e obras de asfaltamento, construção do pátio de manobras e do estacionamento de aeronaves no Aeródromo de Morro de Chapéu. O investimento soma mais de R$ 2,7 milhões. 

Ainda em Morro do Chapéu, o governador entregou mais de quatro mil certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para agricultores de Boa Vista do Tupim, Barra da Estiva e Santa Terezinha. 

Completando a agenda, Rui entregou tratores a 20 municípios da região: Andaraí, Barra do Mendes, Cafarnaum, Capim Grosso, Central, Ipupiara, Irecê, Itaberaba, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Nova Fátima, Nova Redenção, Ourolândia, Piritiba, Ruy Barbosa, São José do Jacuípe, Souto Soares, Uibaí e Wagner.  


Outras Ações

Para melhorar o abastecimento da região, o governador autorizou obras de ampliação dos sistemas de abastecimento de água em 28 localidades nos municípios de Iraquara, Novo Horizonte, Seabra, Souto Soares e Mirangaba, no valor de mais de R$ 4 milhões.

Ascom / SDRBahia / Fotos: Divulgação

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem