As obras da segunda fase do Conjunto Eólico Campo Largo já iniciaram na Bahia. Localizado nos Municípios de Umburanas e Sento Sé o empreendimento será formado por 86 aerogeradores, distribuídos em 11 parques eólicos com capacidade total instalada de 361,2 MW e conta com investimento estimado em R$ 1,6 bilhões.

Neste início de atividades, as equipes trabalham nos estudos de topografia e sondagem, com mais de 50% de avanço, além da supressão vegetal. A expectativa é de que as primeiras unidades geradoras estejam operando comercialmente no segundo semestre de 2020, com as últimas unidades concluídas até março de 2021. Quando estiver em operação comercial, Campo Largo 2 vai fazer com que a ENGIE ultrapasse os mil MW de capacidade instalada em energia eólica no Brasil.

“Até o final deste ano, a ideia é construir os acessos e a as áreas de montagem dos equipamentos, permitindo a execução das primeiras bases no final do período”, afirma o gerente de Projetos Eólicos, Giuliano Pasquali. São 75 km de acessos e 101 km de redes de média tensão. “Também teremos muitas atividades nas redes de média tensão e na ampliação da subestação existente”, complementa. O início da montagem dos aerogeradores está previsto para o final do primeiro semestre de 2020.

“São os maiores aerogeradores já adquiridos pela ENGIE Brasil. Se comparados com os aerogeradores utilizados na fase 1, a altura total, considerando torres e pás passou de 150m para 195m, o que representa uma grande desafio logístico para transportar os componentes desde as suas fábricas até o canteiros de obras, bem como a necessidade de utilizar os maiores equipamentos de içamento do mercado para garantir a montagem em campo”, destacou Pasqualli .

Socioambiental

Nesta nova fase, a ENGIE vai continuar investindo em Projetos Sociais. A equipe já trabalha na prospecção de novos projetos e outros seguirão com novas fases, como é o caso do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos que terá continuidade nesta nova fase do Conjunto, com foco na inclusão em mídias digitais. Iniciado em março de 2018, o AJA já beneficiou mais de 100 alunos das comunidades de Angical, Barriguda do Doutor, Barriguda Brasília, Barriguda dos Lima e Barriguda dos Lió, em Umburanas. De acordo com o Gaia Social, o projeto que tinha apenas 3,67% dos alunos alfabetizados no seu início, chegou em novembro de 2018 com 80,41% dos alunos sabendo ler e escrever.

Os recursos também foram aplicados em programas como o “Escolas Saudáveis”, do Instituto Melhores Dias, em implantação em 14 escolas nas sedes e comunidades rurais dos municípios de Umburanas e Sento Sé, que tem como objetivo melhorar a qualidade sanitária e nutricional dos alunos, incluindo a capacitação de merendeiras, exames biomédicos e tratamento dos casos de anemia.


Neste novo empreendimento, a ENGIE Brasil firmou um acordo com o SineBahia, vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Governo da Bahia, para realizar a intermediação dos empregos, garantindo o cadastramento de moradores de Umburanas e Sento Sé, interessados em concorrer às vagas, disponibilizadas nas obras do Conjunto Eólico Campo Largo 2. A parceria foi vislumbrada diante da extensa experiência e isenção da instituição na condução de processos de seleção ao longo de todo o Estado da Bahia. (Ascom Engie)

Jacobina Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem