A Defensoria Pública da Bahia inaugurou a nova sede em Jacobina nesta quinta-feira (12), com a presença do governador Rui Costa, de defensores públicos, deputados, vereadores e servidores, além de outras autoridades locais. Durante a inauguração, Rui Costa afirmou que a Defensoria é uma “instituição extremamente importante para o acesso à justiça, para aqueles que não podem contratar escritórios de advocacia, e garantir direitos a quem tem limitações econômicas”, afirmou. 

Após o descerramento da placa inaugural, Rui Costa aproveitou para conhecer a estrutura da nova sede e comentou a viabilidade de serem utilizados imóveis desativados, dos poderes estaduais, para o desempenho de atividades defensoriais. Rui Costa ainda destacou que a localização da Defensoria é muito boa na cidade e “traz facilidades não só para o município, mas para a população vizinha acessar a instituição”. 


O defensor público geral, Rafson Ximenes, relembrou que a história recente da instituição tem ao menos duas conexões diretas com a cidade, entre elas a Emenda Constitucional 80/21014. “Saiu de Jacobina a maior conquista recente das Defensorias do Brasil inteiro”, afirmou em alusão ao trabalho do deputado federal Amauri Teixeira pela aprovação da emenda. 

Outro ponto destacado pelo defensor público geral foi a realização de um júri na cidade, pela então defensora pública Diana Cerqueira, em 2015, que “foi fundamental para reconstruir a credibilidade da Defensoria dentro das políticas do estado e na sociedade civil”. “Dois momentos distintos em que a atuação da Defensoria em Jacobina contribuiu para o crescimento, a expansão e o fortalecimento da instituição”, afirmou. Ximenes aproveitou ainda para agradecer o apoio prestado por parlamentares, instituições ligadas ao Governo do Estado, entre elas a Polícia Militar, entre outros apoiadores.


Fotos: Robson Guedes / Jacobina Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem