Morreu na madrugada deste domingo, no Hospital Samaritano, em São Paulo, o cantor português Roberto Leal, vítima de câncer de pele. A informação, veiculada pelo jornal lusitano "O Público", foi confirmada pelo político patrício José Cesário, amigo do artista, que publicou a notícia em sua página do Facebook: “Hoje acordamos com um enorme choque. O nosso amigo, grande Português no Brasil e no Mundo, António Joaquim Fernandes, o grande Roberto Leal, acabou de falecer. A tristeza é enorme! Portugal e o Brasil estão de luto."

Leal nasceu em 1951, na aldeia de Vale da Porca, no norte de Portugal. Ele emigrou para São Paulo aos 11 anos, acompanhado pelos nove irmãos e pelos pais. Na maior cidade do Brasil, o português trabalhou como sapateiro e vendedor, antes de se lançar na vida artística, nos anos 1970.

Bastante atuante na telinha, Leal foi convidado de dezenas de programas das mais diversas emissoras brasileiras e portuguesas. Em 2000, o intérprete lançou pela gravadora EMI o CD "Roberto Leal canta Roberto Carlos", um dos discos mais vendidos da companhia.

No fim da década de 1980, passou a morar em Portugal e chegou a ter um programa de televisão pela RTP1. Em 1998, voltou a viver no Brasil com a família, mas costumava passar períodos naquele país.

Em 2011, em sua terra natal, ele participou da sitcom "Último a sair", série de comédia da RTP1 que simulava um reality show.

Durante quase meio século de carreira, o cantor, marcado por um repertório romântico e popular, acumulou sucessos como "Arrebita" e "Bate pé" — ambas parodiadas pelos Mamonas Assassinas em "Vira-vira" —, vendendo mais de 15 milhões de discos. No total, foram dois álbuns de diamante, cinco de platina e 30 de ouro. Ele gravou mais de 400 canções.

Famoso tanto no Brasil quanto em seu país natal, Leal havia anunciado em janeiro que lutava contra melanoma, um tipo de câncer de pele. Segundo o G1, a assessoria do cantor informou que Leal estava internado no hospital desde terça-feira, após ter uma reação alérgica a um medicamento que tomou.

O cantor deixa mulher e três filhos. Entre eles, o músico e produtor Rodrigo Leal.

Postagem Anterior Próxima Postagem