Jack Welch e sua Paixão por Vencer; por José Antônio Valois

Jack Welch foi presidente mundial da General Eletric (GE) por 20 anos. A GE é um conglomerado que fabrica desde lâmpadas até turbinas de aviões, passando por processamento de água, serviços financeiros, geração de energia entre outros ramos.

Durante o período que Welch esteve no comando da empresa o valor de mercado da GE saltou de US$13 bilhões para 400 bilhões de dólares.

Ele foi considerado um dos 25 principais líderes de negócios mais influentes dos últimos 25 anos pela Nightly Business Report.

Extraí de seu livro Paixão por Vencer (Ed. Elsevier, 2005) alguns ensinamentos que podem ser aplicados em qualquer organização ou empresa:

“Ofereça aos clientes negócios bons e justos. O ótimo relacionamento com os clientes exige tempo. Não tente maximizar o lucro de curto prazo, prejudicando a construção desses relacionamentos duradouros.”

“Comunique-se diariamente com os clientes. Se estiverem falando com você, não estarão falando com um concorrente.”

“Seja implacável no corte de desperdícios.”

“Sempre fui grande defensor da franqueza. A falta de franqueza bloqueia as ideias inteligentes, retarda as ações rápidas e impede que as pessoas capazes contribuam com o todo o seu potencial. O efeito da franqueza: traz mais pessoas para conversa; aumenta a velocidade e reduz custos.”

“Você precisa investir quase todo o seu tempo e energia como líder em três atividades: avaliar, treinar e construir a autoconfiança.”

“Os lideres se põem no lugar de todos, transpirando energia positiva e otimismo”.

“A confiança surge quando os líderes são transparentes, simples e cumprem a palavra.”

“Algumas pessoas são mais inteligentes, mais experientes ou mais criativas. Mas todas devem ser ouvidas e respeitadas. Elas querem isso e você precisa disso.”

“As pessoas precisam receber recompensas e reconhecimentos diferenciados para que se sintam motivadas.”

“Como pretendemos vencer nesse negócio?”

“Estratégia significa fazer escolhas claras sobre como competir. Não se pode ser tudo para todos, não importa o tamanho do negócio ou a profundidade do seu bolso.”

“Como elaborar uma estratégia em três passos: Primeiro, crie uma grande ideia para seu negócio. Segundo, ponha as pessoas certas nas posições certas para impulsionar a grande ideia. Terceiro, busque com obstinação as melhores práticas para realizar a grande ideia, dentro ou fora da organização, adapte-as à realidade da empresa e melhore-as continuamente.”

“Vencer nos negócios é ótimo porque quando as empresas vencem as pessoas também crescem e prosperam. Criam-se mais empregos e mais oportunidades para todos, em todos os níveis.”

Do autor

José Antonio Valois é Especialista em Administração e Marketing Esportivo. Sugestões de pauta, dúvidas e/ou críticas envie um e-mail para javalois@hotmail.com