Prefeitura de Jacobina inicia projeto sustentável com servidores municipais


A Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em ato de conscientização realizado no prédio central do executivo, com a presença do prefeito Luciano da Locar e iniciativa da SMMA, lançou o projeto que visa a substituição dos copos descartáveis por copos de acrílico, inicialmente distribuídos aos servidores do paço municipal, que as utilizarão no dia a dia em substituição aos copos plásticos descartáveis.

Esta ação fará com que a Prefeitura já deixe de descartar aproximadamente 56 mil copos por ano, proporcionando ganho significativo na área ambiental, principalmente considerando que um copinho plástico descartável leva, em média, 400 anos para se decompor na natureza. Ao mesmo tempo, essa prática vai permitir que a prefeitura economize recurso com a diminuição da compra dos copos descartáveis.

Devido a boa receptividade e ao impacto positivo que foi gerado, o projeto tem perspectiva de abranger todos os setores e prédios da Prefeitura. Quem recebeu, aprovou. “É uma ideia maravilhosa, esperamos  que as pessoas usem, pois assim vai diminuir a grande quantidade de plástico jogado fora todos os dias”, comentou  a servidora Rita de Cássia. 

“A iniciativa contribui para cuidar do meio ambiente, conscientizar a população e diminuir a produção de lixo”, enfatizou a servidora Renata Mendes.

O secretário de Meio Ambiente, Daniel Moura, explicou  que a ação tem por objetivo a conscientização para o uso racional do copo descartável de plástico, um material poluidor que pode demorar em torno de quatro séculos para se decompor na natureza, poluindo solos e rios e que também utiliza cerca de 3 litros de água para sua produção. 

“Esta ação tem um objetivo de mitigação aos impactos ambientais gerados pela produção de resíduos, como também é uma maneira de economia financeira. Considerando que cada servidor do município utilize, potencialmente, três copos descartáveis por dia, poderá representar uma economia de 700 copos descartáveis por ano para cada servidor, vamos buscar estender esta ação para os demais setores da prefeitura”, disse o prefeito Luciano. 

Durante a ação, ocorreu também a conscientização quanto aos cuidados para se evitar incêndios florestais, bem como a distribuição de lixeiras para carros.