A chegada do Sicoob Coopemar em Jacobina, traz consigo não apenas soluções financeiras, mas também a atuação do Instituto Sicoob, desempenhando na prática o 7º princípio do cooperativismo – O interesse pela comunidade.

Fundamentado sob três eixos, o Instituto tem o objetivo de difundir a cultura cooperativista e contribuir com o desenvolvimento sustentável local, fomentando a promoção de futuros líderes comunitários mediante o Cooperativismo e Empreendedorismo, Cidadania Financeira e Desenvolvimento Sustentável. As ações são desenvolvidas através de programas, palestras, e projetos, gratuitos, para todas as faixas etárias. 

Em 2020, o Instituto promoverá em Jacobina e região, o Concurso Cultural nas escolas, para crianças do 3º e 5º anos do Ensino Fundamental I, com o intuito de apresentar a cultura da cooperação e oportunizar a produção de desenhos e redações pelas turmas, diante de um tema sustentável. 

As inscrições começarão em abril e sob convite da cooperativa, intuições de ensino públicas e privadas, poderão participar. As atividades passarão por classificações e premiações local, regional e nacional. 

Em 2019, o Sicoob Coopemar realizou o Concurso em duas cidades, envolvendo 6 escolas e 475 estudantes. Os exercícios abrangeram o Consumo Consciente e o tema “Com a cooperação, todo mundo ganha”. 

Dentre 3.080 alunos baianos Davi Oliveira Borges da Cruz, representado por Coopemar, alcançou a premiação regional, entre os 3 melhores, e em âmbito nacional, pouco mais de 61.000 crianças, de todos os estados brasileiros, participaram. 

Educar, Formar e Informar também faz parte do propósito do Sicoob, e em consonância ao Instituto Sicoob, executamos gratuitamente o 5º princípio do Cooperativismo. Afinal, acreditamos que cooperar e empreender significam, acima de tudo, possibilidades para produzir novas ideias por meio de conhecimento e criatividade, e a partir disso, construir uma sociedade bem-sucedida. 


Veja algumas imagens de concursos anteriores e alguns dos ganhadores

Ganhadores Locais de redação (5º ano) do Colégio Pitágoras em Miguel Calmon. Sérgio José Nascimento Gomes e Guilherme Oliveira Miranda, respectivamente. O prêmio nesta fase foi uma medalha, mochila, caderno, estojo, quadro de reconhecimento do aluno e da escola, e um livro da Coleção Financinhas do Sicoob. 


Ganhador Local de desenho (3º ano) da Escola Durval Santos Silva em Mairi. Pedro Lucas Ribeiro dos Santos. O prêmio nesta categoria foi uma medalha, mochila, caderno de desenho, estojo e quadro de reconhecimento do aluno e da escola.

Ganhador Local de desenho (3º ano) da Escola Durval Santos Silva em Mairi. Davi Oliveira Borges da Cruz. O prêmio nesta categoria foi uma medalha, mochila, caderno de desenho, estojo e quadro de reconhecimento do aluno e da escola.


Ganhadora Local de redação (5º ano) do Grupo Escola Getúlio Vargas. Maria Eduarda S. Rios. O prêmio nesta fase foi uma medalha, mochila, caderno, estojo, quadro de reconhecimento do aluno e da escola, e um livro da Coleção Financinhas do Sicoob.


Ganhadora Local de desenho (3º ano) da Escola Brás Nery dos Santos, no Ponto de Mairi. Maria Lara Santos da Silva. O prêmio nesta categoria foi uma medalha, mochila, caderno de desenho, estojo e quadro de reconhecimento do aluno e da escola.


GANHADOR REGIONAL DO SICOOB COOPEMAR

Davi Oliveira Borges da Cruz (Escola Durval dos Santos Silva) foi um dos três melhores da Bahia, na categoria desenho, dentre 3.080 alunos. Na foto o aluno, a mãe Verônica Oliveira, a professora Elionária de Jesus e a Pessoa de Apoio Estratégico do Sicoob Coopemar, Isadora Almeida. O prêmio nesta classificação regional foi uma viagem para Salvador (onde ocorreu a premiação),com um tour pela cidade, uma bicicleta para o aluno e R$500,00 para a professora. Tudo foi custeado pelo Instituto Sicoob. 


Momento da premiação. Ao fundo o desenho feito pelo aluno sobre o consumo consciente e o tema “Todo mundo ganha com a cooperação”.

Tour pelo Pelourinho com toda a comitiva da premiação Regional (alunos, responsáveis, professores e PAEs).



Postagem Anterior Próxima Postagem