Homem aluga 99 celulares para criar congestionamento falso no Google Maps

Artista Simon Weckert afirma que queria despertar reflexão da sociedade: "Dados não são inequívocos"

Aplicativos como Google Maps avaliam as condições de trânsito de uma determinada rua ao rastrear o deslocamento de pessoas via seus smartphones. O que acontece, então, se alguém tentar "confundir" o serviço do Google usando vários smartphones na mesma rua para simular um congestionamento? Foi o que o artista Simon Weckert, de Berlim, tentou desvendar.

Para a ação, Weckert alugou 99 smartphones, comprou 99 chips, colocou tudo em um carrinho de mão e passou de uma a duas horas em pontos diferentes de Berlim, andando de um lado para o outro, para criar a ilusão de congestionamento. Deu certo: durante sua performance, diversas ruas vazias da cidade ficaram marcadas, no Google Maps, com a cor vermelha, que indica congestionamento.

Em entrevista à Vice, Weckert disse que a ideia por trás da ação é fazer com que as pessoas reflitam sobre o quanto dependem de dados da internet todos os dias, sem considerar que nem sempre eles serão objetivos e livres de erros. "Os dados são sempre traduzidos para algo que possa ser apresentado. As imagens, listas, gráficos e mapas que representam esses dados são interpretações, não existem dados neutros. Estamos muito focados nos dados e temos a tendência de os vermos como objetivos, inequívocos e livres de interpretação", afirmou o artista.

Administradores.com