Instituto Sicoob realizará palestras de Educação Financeira em Jacobina

Dinheiro. Item necessário e diário, que faz parte da vida de todos os indivíduos. Mas por que falar tão pouco sobre ele? 

Problemas de aspectos financeiros afetam hoje, 40% dos brasileiros e endividam mais de 63 milhões de pessoas. A falta de planejamento orçamentário e mau uso de recursos são assuntos que perturbam o bem-estar dos indivíduos e acabam interferindo em todas as áreas da vida. Por isso, entender o valor do dinheiro é um desafio que deve começar na infância, porém, nunca é tarde para falar sobre ele.     

Na vanguarda desta necessidade, o Instituto Sicoob, promoverá em Jacobina, workshops e palestras de Educação Financeira, a fim de atender a precisão das pessoas e de diversos grupos econômicos – desde crianças a idosos, pessoas físicas e jurídicas. 

Juntamente ao Sicoob Coopemar, o Instituto contribui para o despertar da importância da inclusão financeira dos cidadãos e para a criação de um modelo mental e mudanças de postura, perante os aspectos comportamentais, que resultam em atitudes adequadas de planejamento, empoderamento, e consumo sustentável. 

Organizar as contas de uma pessoa, de uma família ou de uma atividade produtiva, depende apenas de equilibrar gastos entre necessidades, objetivos e sonhos – ajuste possível e gratuito que a Educação Financeira pode proporcionar através do Instituto Sicoob. 
Ser próspero não é ganhar muito, mas é administrar corretamente aquilo que se ganha. Afinal, uma sociedade bem-sucedida contribui para negócios bem-sucedidos e é este ciclo que o Instituto Sicoob quer impulsionar.

Cidadania Financeira em 2019

Em 2019, o Sicoob Coopemar, por meio do Instituto Sicoob, alcançou 365 pessoas, através da Cidadania Financeira. Palestras, Workshops, Cursos de Capacitação e Narrações Infantis fizeram parte das ações sociais, envolvendo crianças, jovens e adultos.  Estimular o crescimento econômico e descentralizar conhecimento e cultura fazem parte dos nossos valores. 

Palestra de Educação Financeira na Faculdade Regional do Riachão do Jacuípe – Turma de Administração. 

Workshop de Capacitação Financeira “Se Liga Finanças” – Curso para jovens entre 15 e 29 anos, sobre educação financeira, com carga horária de 8 horas (divididas em dois dias) e certificação. 

Palestra de Educação Financeira no Colégio Estadual Abelardo Moreira, durante evento TransformaÊ. O momento reuniu 40 jovens e contou com sorteios e dinâmicas. 

Palestra de Educação Financeira no Curso Técnico de Administração.

Narração e confecção de cofrinhos reciclados, para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental – Livro de educação financeira da coleção Financinhas do Instituto Sicoob.  

Workshop de Educação Financeira Para crianças de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, através da Cartilha infantil “Educação Financeira”

Coleção Financinhas do Instituto Sicoob. Histórias de Educação Financeira para crianças.

Cartilhas de Educação Financeira do Instituto Sicoob. “Coopere com o seu dinheiro” para jovens e adultos e “Educação Financeira” para crianças. Cada participante recebe uma durante as ações.