Dez países da América Latina têm casos de coronavírus


O novo coronavírus (Covid - 19) já atingiu 10 países da América Latina até o momento. A doença já afetou Brasil, Equador, México, Argentina, República Dominicana, Chile, Peru, Colômbia, Costa Rica e Paraguai. Os países tem tomado medidas para tentar conter a doença. 

No último sábado (7) a Argentina registrou a primeira morte pela doença. Guillermo Abel Gómez, de 65 anos, viajou para a França e sofria de outras doenças que complicaram o quadro de saúde dele. Os casos confirmados no país são 11 até o momento, de acordo com a Agência Brasil. 

O Ministério da Saúde argentino emitiu um comunicado em que pede que alunos e funcionários de colégios públicos e privados que visitaram países com casos de contaminação da doença que fiquem em casa, de quarentena, durante 14 dias. Os países citados na nota são Itália, Espanha, França, Alemanha, China, Japão, Coreia do Sul e Irã. A Universidad Nacional de La Plata, em Buenos Aires, seguindo orientação do Ministério da Saúde, também emitiu um comunicado em que solicita que alunos, docentes e funcionários da instituição que estiveram em viagem por algum dos países mais afetados pela doença permaneçam em quarentena em suas casas. 

A Colômbia, nesta segunda-feira (9) registrou dois novos pacientes com a doença. O Ministério da Saúde do país, de acordo com a Agência Brasil, informou que se trata de um homem de 34 anos, residente na cidade de Buga, e uma mulher de 50 anos, de Medellín. Ambos estiveram em viagem à Espanha e têm quadros estáveis. As autoridades agora buscam localizar as pessoas que estiveram em contato com eles. No total, são três casos confirmados até o momento. 

No Equador, até o momento, são 15 casos confirmados da doença. No Brasil, 25. No México, sete. No Chile, 10. A República Dominicana tem dois pacientes infectados. Costa Rica tem nove casos confirmados, Peru tem seis e o Paraguai, um.