Jacobina inicia atendimento noturno em postos de saúde


Na noite desta segunda-feira (23), foi dado início a uma ação da Secretaria Municipal da Saúde em duas unidades satélites no município de Jacobina. A iniciativa visa referenciar os atendimentos no período das 17h às 22h de segunda a sexta, aos sábados das 8h às 12h. 

Inicialmente  a equipe da UBS Ladeira Vermelha esteve atendendo na Semusa (Caeira) e a Equipe da UBS da Bananeira no Posto de Saúde da Matriz. 

Segundo a enfermeira Helen Mesquita coordenadora da equipe que atuou na Semusa, a proposta é uma medida preventiva que, amplia a oportunidade dos serviços da atenção básica,  acolhendo os  casos suspeitos durante a noite. 

“Nossa unidade  de referência contra o COVID-19, popularmente conhecido como coronavírus  é a UPA que, dispõe de uma estrutura de urgência e emergência, recebendo casos graves, aqueles que  apresentem dispnéia, ou seja falta de ar excessiva, porém,  os casos com sintomas gripais devem procurar os PSFs e as unidades satélites que estão atendendo a partir do dia de hoje em horário estendido, atentando que,  as pessoas que apresentarem os aspectos suspeitos entrarão em quarentena de 7 a 14 dias a depender do caso, é a partir de então, serão  monitorados pelas equipes de saúde do município”, ressaltou Helen.