O Boletim Epidemiológico N14, publicado no dia 26 de abril no site do Ministério da Saúde, mostra três casos confirmados e um óbito por covid-19 no município de Jacobina. A imagem do Boletim vem sendo compartilhada nas redes sociais e assustando muitas pessoas que acabam questionando se Jacobina teve caso do novo coronavírus (covid-19) e foi omitido pela autoridades municipais.

No entanto, além dos dados que mostram os três casos confirmados e uma morte, o que chama a atenção é o número de habitantes estimados do município de Jacobina no Boletim. No site do Ministério da Saúde, consta que são quase 400 mil habitantes, exatos 392.323. Porém, a estimativa populacional de Jacobina, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, é de 80 mil habitantes.

O Jacobina Notícias fez contato com Kátia Alves, coordenadora do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Centro Norte – órgão do Governo do Estado da Bahia –, que explicou se tratar de dados relacionados à toda a região de atuação do Núcleo.

Kátia Alves explicou ao Jacobina Notícias que os três casos mostrados na página 41 (acesse aqui) do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, se referem aos dois (02) divulgados oficialmente em Capim Grosso (relembre aqui) e um (01) em Saúde (veja aqui). A morte, nesse caso, foi a do comerciante de 62 anos, registrada como sendo de Capim Grosso (leia aqui). E ainda há outros dois registrados no município de Caldeirão Grande (veja aqui e aqui), que não foram divulgados até o momento pelo Ministério da Saúde.

Portanto, até esta quinta-feira (30), o município de Jacobina não tem registrado oficialmente nenhum caso confirmado do novo coronavírus.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias


Postagem Anterior Próxima Postagem