Um áudio gravado por uma pessoa ainda não identificada, que circula em grupos do aplicativo WhatsApp alertando sobre mais um caso de coronavírus em Jacobina, é falso. É o que informa a assessoria de comunicação da prefeitura de Jacobina, em nota enviada ao Jacobina Notícias, nesta quinta-feira (23).

No áudio, a pessoa diz que há outro caso na cidade e que "eles" – se referindo aos órgãos oficiais –, "não estão divulgando" para a população. Em um dos trechos, gravado por uma mulher, ela diz: "minha irmã tava na loja aqui no Texaco [Praça 2 de Julho], chegou uma mulher correndo desesperada com a filha que tava lá no hospital porque tava com o ouvido inflamado, e ela dizendo que ia saindo um cara, com uns quarenta e poucos anos, todo entubado, e a enfermeira saiu doida na frente mandando todo mundo ir embora, porque ele tava contaminado, tava com coronavírus. E as faxineiras já vieram correndo jogando 'Qboa' [produto usado para limpeza e desinfecção] no chão do hospital. E o povo, todo mundo saiu doido do hospital, e ela mandando o povo ir embora: vão embora, vão embora, que ele tá contaminado, ele tá contaminado (sic)", diz a mulher em áudio.

Ouça:


O Jacobina Notícias apurou que o paciente relatado no áudio enfrenta problema cardíaco e não apresenta os sintomas característicos do coronavírus.

Dados oficiais:

Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Jacobina teve, até às 17h desta quinta-feira (23), 20 casos suspeitos, sendo que 16 foram descartados, 01 importado que não foi contabilizado como sendo da cidade – paciente já está curada –, e 03 que estão aguardando resultado. Portanto, oficialmente, Jacobina não possui caso confirmado de covid-19.

Nota da prefeitura na íntegra:

Fake News: Áudio que fala sobre suposto caso de coronavírus em Jacobina é falso. A Prefeitura de Jacobina por meio da Secretaria Municipal da Saúde informa que, um  áudio que circula nas redes sociais sobre um suposto caso de COVID-19 em Jacobina é falso.

Fonte: Jacobina Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem