O pesadelo para 330 brasileiros, que estavam em cidades do Reino Unido, França, Bélgica e Suiça, e não conseguiam retornar ao Brasil em função da pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), chegou ao fim. Eles estão voltando para casa em um voo da companhia aérea Latam, fretado pelo Ministério das Relações Exteriores para a repatriação de cidadãos.

Os brasileiros resgatados se dividem em dois grandes grupos. O primeiro é formado por turistas, que tiveram seus voos de volta ao Brasil cancelados em meio à pandemia. Longe de casa por mais tempo que o previsto, muitos passaram os últimos dias sem dinheiro para hotel ou alimentação. O segundo grupo reúne brasileiros que já viviam no exterior, com ou sem documentos, e, de repente, ficaram sem empregos ou moradia. Sem condições de se sustentar, estas pessoas buscaram ajuda para retornar ao país de origem.

A repatriação de brasileiros se transformou em um dos principais desafios enfrentados pelo Itamaraty, que criou um grupo especial para mapear cidadãos em vulnerabilidade e dialogar com países para, por exemplo, solicitar eventuais aberturas de espaço aéreo em caráter excepcional.

A Tarde
Postagem Anterior Próxima Postagem