Um paciente que estava internado no Hospital Dr. Carlos Ayres, em Piritiba, testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19). Esse é o primeiro caso confirmado da doença no município, que segundo informações da Vigilância Epidemiológica de Piritiba ao blog Chapada Urgente, é considerado importado.

Segundo o Chapada Urgente, o paciente residia em São Paulo e teria chegado na cidade de Miguel Calmon na última quinta-feira (23). De lá, a pessoa foi de carona pra a ponte do Massambão, onde permaneceu. A Vigilância Epidemiológica foi informada que a pessoa estava apresentando sintomas do coronavírus, e se deslocou até o local para proceder nas avaliações e investigação. 

Após ser avaliado no Hospital Municipal Dr. Carlos Ayres, em Piritiba, na sexta-feira (24), foi coletado material e enviado ao Laboratório Central (Lacen), em Salvador, para análise detalhada se de fato se tratava de Covid-19. O paciente foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar, já que vinha de zona endêmica e apresentava os sintomas. Nesta segunda-feira (27), foi feito um teste rápido que deu positivo para Covid-19.

Ainda segundo o blog, será realizada a contraprova do teste rápido, e o paciente já aguarda regulação. Ele está isolado na unidade hospitalar, sendo acompanhado e monitorado pela equipe médica e a Vigilância Epidemiológica, conforme orienta o Ministério da Saúde.

Por conta de o paciente ter circulado nos dois municípios, os prefeitos de Piritiba e Miguel Calmon - ambos na região de Jacobina -, estão tomando todas as medidas cabíveis para localizar as pessoas com quem o paciente teve contato. Um comunicado oficial deve ser divulgado em breve.

O Jacobina Notícias não encontrou nenhuma informação que confirme o caso nos portais oficiais das prefeituras de Miguel Calmon e Piritiba. No entanto, a imprensa de Piritiba já trata como certo o caso e espera um pronunciamento oficial por parte da prefeitura.

Redação Jacobina Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem