A tradicional feira livre de Jacobina, que ocorre todos os sábados, atrai consumidores da sede e interior do município, além de pessoas de cidades da microrregião. Hoje, 18, desde o início da manhã, quando os vendedores de alimentos essenciais à população começavam a receber seu clientes, pôde-se notar que muitas pessoas faziam uso de máscaras e, inclusive, luvas.

Na medida do possível, e considerando os espaços reduzidos pelo crescimento do Centro de Abastecimento, houve também um certo distanciamento social entre comerciantes e clientes. É notório os cuidados que muitas pessoas vêm adotando para evitar a infecção pelo novo coronavírus, a covid-19, que assombra o mundo.

Entretanto, muitas são as pessoas que ainda não tomam os devidos cuidados. Algumas delas, talvez as mais céticas, ou, quem sabe, apenas descuidadas, expressam estranheza em seus olhares ao se depararem com alguém de rosto coberto por máscara. Outras, porém, não conseguem esconder que é apenas vergonha de sair às ruas usando máscara.

Tem, mas não usa

Em um dos corredores da feira livre foi possível ouvir um breve diálogo entre duas senhoras que se cumprimentavam, ambas aparentando ter mais de 50 anos. Uma delas fazia uso de máscara, enquanto que a outra, não. "Oi, amiga, cadê sua máscara, você não tem?", perguntou a mulher, recebendo como resposta uma afirmação seguida de justificativa e risos: "Eu tenho, mas deixei em casa porque ainda não me acostumei com aquilo".

Muitos cidadãos estão se adaptando às novas formas de convívio em sociedade, cumprindo rigorosamente as orientações das autoridades em saúde, sendo conscientes com suas obrigações cívicas pelo bem comum, para conter o avanço da covid-19. Outros, infelizmente, ignoram totalmente o risco e o distanciamento social.

A flexibilização das medidas restritivas se faz necessária e urgente, pois as pessoas precisam desenvolver suas atividades laborais, das quais provém o essencial para sua sobrevivência. No entanto, para se produzir algo, é preciso estar saudável. Por isso, é muito importante que as pessoas sejam prudentes e façam uso dos equipamentos que os manterão protegidos do vírus.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem