O dia 17 de maio é a data em que se comemora o Dia Internacional da Reciclagem. Em Jacobina, há um belo exemplo de sustentabilidade na cooperativa Recicla Jacobina. "Aqui somos uma família, começamos devagarzinho, poucos acreditavam que daria certo. Hoje, somos referência para a Bahia e para o Brasil, de que, com dedicação e um trabalho sério, famílias sem perspectiva podem tornar-se prósperas", destacou Guilherme Mesquita, administrador da cooperativa.

Atualmente, a Recicla Jacobina é composta por 30 cooperados e 06 funcionários, tem 60 pontos de coleta e 03 caminhões. Para desenvolver as atividades, os trabalhadores contam com 05 triciclos, 10 carrinhos manuais e 04 motorizados. Essa estrutura permitiu uma parceria profícua com o município para a coleta de 98 toneladas de material reciclável por mês.

"Creio que seja uma vitória para todos os envolvidos, inclusive Guilherme que acompanha essa turma desde o início e viveu momentos difíceis com eles. Hoje, cada um dos cooperados conta com o apoio e o reconhecimento do prefeito Luciano e, sem dúvida, a sociedade jacobinense sabe da importância que é este trabalho para Jacobina", disse Daniel Moura, secretário municipal de Meio Ambiente.

Segundo o prefeito de Jacobina, Luciano da Locar, a cooperativa mostra quão importante é o trabalho de parcerias. "Observo a cooperativa Recicla Jacobina sob diversos pontos de vista, mas gostaria de destacar dois: o social e o econômico. Do ponto de vista social, temos aqui histórias das mais diversas, de pessoas que abandonaram as drogas e apostaram neste trabalho. Há pessoas que moravam no lixão e hoje investem na educação. No âmbito econômico, homens e mulheres sustentam seus lares a partir do trabalho desenvolvido aqui. É muito gratificante para todos nós", pontuou Luciano.



Postagem Anterior Próxima Postagem