Com o advento da pandemia do novo Coronavírus, a primeira e mais reconhecida medida a ser tomada pelas autoridades foi o isolamento social. E, com isso, mudanças imprescindíveis para combater o avanço do número de pessoas infectadas foram criadas por diversas instituições em Jacobina.

Um dos setores mais afetados foi o da Educação, fazendo com que todas as unidades públicas e particulares suspendessem as aulas, para evitar aglomerações. Porém, assim como qualquer outro problema, é da crise que surgem as criatividades. Professores estão se reinventando para levarem até os alunos o conteúdo desenvolvido, suprindo assim a falta das aulas presenciais. Alguns por meio de aulas virtuais, outros por envio de material para todos que estão em áreas sem acesso à internet.

Em se falando de criatividade, um vídeo tem circulado nas redes sociais, feito por uma professora da rede municipal de ensino, onde ela homenageia todos os seus alunos, demonstrando a falta que estão fazendo. “Diante deste contexto, senti a necessidade de demonstrar aos alunos o quanto a escola perde todo o sentido sem a presença deles. A princípio pensei apenas em mostrar a sala vazia, porém cada indivíduo é único e sua presença se torna singular para mim; daí veio a ideia das fotos e nomes. Até imaginei inúmeras coisas para falar, contudo, ao chegar na sala para gravar, palavras me faltaram e fui tomada por um ‘nó na garganta’ fazendo com que, após duas ou três linhas faladas, precisasse encerrar minha fala antes que lágrimas rolassem ao rosto. Como diz o grande pensador Paulo Freire ‘Não se pode falar de Educação sem amor’ e é neste contexto que me vejo neste vídeo” explicou a professora Cléa Alves, da Escola Municipal Profª Beatriz Guerreiro, no Bairro Mundo Novo.

O secretário da Educação e Cultura, Roberval Henrique, parabenizou a iniciativa: “A atitude da professora Cléa nos trouxe muita alegria, especialmente por ser um demonstrativo, com tamanho zelo, da responsabilidade e do compromisso de nossos Profissionais da Educação Municipal, no sentido de garantir os direitos de aprendizagem dos alunos, em todos os segmentos e modalidades que atendemos. Parabenizamos, em nome da professora Cléa, a todos os educadores que têm se reinventado, nesse contexto excepcional.”

Por sua vez, a coordenadora Pedagógica Emanuela Cunha fala da sua emoção ao ver o vídeo: “A atitude da professora Cléa foi emocionante, tanto do ponto de vista pessoal - porque estamos sentindo muito o distanciamento social e a interrupção abrupta de nossos afazeres cotidianos - quanto do ponto de vista profissional, uma vez que estamos impedidos de realizar as nossas atividades escolares. Os alunos são 'a alma' da Educação! Felizmente, temos Profissionais da Educação com tanta sensibilidade e responsabilidade com o outro, em nossa Rede Municipal de Ensino.” destacou a Formadora do Ensino Fundamental I.

Esse vídeo foi compartilhado em redes sociais e tem emocionado alunos, pais, colegas de trabalho e todos que assistem.

Por Igor Fagner / Jacobina Notícias - Conectando você com o mundo

Postagem Anterior Próxima Postagem