Nesta quinta-feira (04), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a Secretaria Municipal  da Agricultura, lançou o projeto Jacobina Mais Verde, com o objetivo de conscientizar a população quanto à importância da arborização urbana, por meio de incentivo à adoção de uma muda de árvore, orientando e dando o suporte aos munícipes do novo momento para os apreciadores da natureza.

Segundo o técnico de meio ambiente Eduardo Souza, a participação do cidadão em medidas como esta é de suma importância, afinal a sociedade é parte integrante do meio ambiente e não estamos dissociados da natureza, pelo contrário, há uma relação mútua e contínua.

“O projeto surgiu a partir da necessidade de uma readequação da arborização urbana de Jacobina, com a finalidade de que as pessoas sejam parceiras diretas deste momento singular, que é estarmos de mãos dadas pelo meio ambiente. Desde o mês de agosto de 2019, estamos fazendo o levantamento de todas as árvores existentes em nosso município, avaliando, além da espécie, todas as características necessárias. Até o momento já foram contabilizadas 4.025”, disse Souza.

Com estes dados, a SMMA observou  a necessidade de um instrumento que possibilitasse o plantio de árvores e a participação popular, sendo assim foi concebido o projeto.

“Tendo  em vista que cerca de 60% das árvores existentes não são adequadas para a arborização urbana, estamos  em fase de elaboração do plano municipal de arborização, observando as principais necessidades e também a adequação de acordo com o lugar”, disse Daniel Moura, secretário de Meio Ambiente.

O Jacobina Mais Verde vem suprir uma necessidade clara para um município que pretende se desenvolver de forma sustentável com a devida responsabilidade, propondo gradualmente a substituição da atual arborização para espécies adequadas.

As primeiras atividades deste projeto inovador e que nos conclama à responsabilidade socioambiental teve seu início no Loteamento Elvira Pires e no Conjunto Habitacional Jacobina II.

Para aderir ao projeto, é só entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do telefone (74) 3621-2813 ou pelo e-mail: smma@jacobina.ba.gov.br






Postagem Anterior Próxima Postagem