Os ânimos da classe universitária de Jacobina andam bem aflorados após a equipe da Faculdade Ages anunciar diversas mudanças que, segundo os alunos, sem aviso prévio, transformaram a vida acadêmica, principalmente dos "calouros" em um verdadeiro trote sem graça alguma. Diversas são as manifestações promovidas em redes sociais, com o intuito de chamar a atenção do grupo Ânima Educação, mas pelo que percebemos, sem retorno algum.

Mas a pergunta que não nos deixa calar é: o que o Ministério da Educação está achando de todas essas mudanças na grade curricular e reduções de cargas horárias, uma vez que todos esses cursos, incluindo Medicina, ainda não foram, se quer, reconhecidos* pelo MEC? Só uma autorização para o funcionamento inicial já é o suficiente para todas essas modificações? Fica a pergunta do Jacobina Notícias no ar.

E foi em busca dessas e outras tantas perguntas, é que na noite desta segunda-feira (17), alunos na Faculdade Ages de Jacobina realizaram um “buzinaço”, pelas ruas da cidade, em protesto à imposição da nova matriz curricular pela Faculdade Ages, recentemente comprada pela rede Ânima Educação.  

Os alunos alegam que em junho de 2020 foram surpreendidos com uma rápida apresentação, sem maiores detalhes, sobre a nova matriz curricular a ser implantada no segundo semestre do mesmo ano. Desde esse momento, começaram a surgir manifestações de todas as localidades onde possuem instituições. 

Para os alunos, a outra surpresa foi que precisariam pagar o boleto de rematrícula do semestre 2020.2, sem efetivar a matrícula; ou seja, sem ter acesso ao novo contrato e sem saber quais Unidades Curriculares (UCs) estudariam naquele semestre, assim como, quem seriam seus professores.  UC – nome proposto pela nova matriz curricular em substituição ao que se conhece por disciplina. A UC é uma espécie de fusão de diversas disciplinas.

Assim, de 20/07 a 25/07 pagariam seus boletos de rematrícula, no quinto dia útil de agosto pagariam outro boleto de mensalidade, e só de 10 a 14/08 escolheriam suas UCs e, assim, teriam conhecimento do novo contrato. Sobre este fato, um estudante de Direito afirma que a instituição está indo de encontro ao que reza seu contrato anterior, amparado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB nº 9394/96.  

Por fim, e mais importante, ao ser disponibilizada a nova matriz curricular, alunos de todos os cursos fizeram um comparativo da grade curricular anterior com a nova grande e perceberam o quanto teriam de perdas em horas/aula ao longo do curso. Em resumo:

Redução carga horária nova matriz 2020 

– Fisioterapia: redução de 500h 
– Medicina: Redução de 876h 
– Direito: Redução de 640h 
– Eng. Civil: Redução de 300h 
– Farmácia: Redução de 580h 
– Administração: Redução de 500h 
– Psicologia: Redução de 50h 
– Pedagogia: Redução de 660h 
– Enfermagem: Redução de 810h 

Com mais detalhes, segue abaixo o comparativo feito pelos alunos do curso de Direito. 


Os alunos reiteram: “sabemos que as instituições precisam e têm a liberdade de reestruturar seus currículos, mas chamamos atenção para que os processos sejam transparentes e participativos, que os alunos não sejam prejudicados, e que os representantes sejam escolhidos pelos alunos e não por indicação de coordenadores de cursos. Além disso, sabemos que essa nova carga horária total do curso está dentre o que o MEC autoriza (como alega a faculdade), porém esse não foi o 'pacote' que compramos e pelo qual não pagamos barato. Teremos desconto por isso? Formaremos em tempo menor? A resposta é NÃO. Ainda, e imprescindível, a faculdade diz que não teremos perda de conteúdo, mas como? Com uma diminuição significativa de carga horária, tendo apenas duas UCs por semestre, com o tempo diário reduzido? Ah, falta falar sobre a sexta-feira. Virou dia de 'extensão'. Se está tudo bem, porque estão demitindo tantos professores e outros estão pedindo pra sair? É com muita insatisfação que vamos seguindo, pois precisamos estudar e não há concorrência na região. O sentimento é que a faculdade não precisa do aluno. Lamentável”.

Uma petição on line poderá ser assinada, contra as mudanças impostas pela ânima Educação. Para assinar, clique aqui.

Jacobina Notícias, com dados disponibilizados por alunos da Faculdade Ages
*Informações extraídas do MEC
Postagem Anterior Próxima Postagem