Médicos do hospital onde o ministro Dias Toffoli está internado, em Brasília, recomendaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma avaliação do sistema de ar-condicionado do prédio do tribunal.

Os exames descartaram contaminação por coronavírus, mas, segundo nota divulgada pelo hospital DFStar, o presidente do STF está com "pneumonite por hipersensibilidade".

A suspeita dos médicos é que a hipersensibilidade é causada por fungos, ácaros ou bactérias que eventualmente estejam presentes no sistema de ar-condicionado.

O diagnóstico médico "indica a alta probabilidade de a reação alérgica ter sido ocasionada em razão das instalações prediais laborais, em especial pelos sistemas de ar condicionado", diz o texto da nota. "Em razão disso, a cardiologista intensivista Ludhmilla Hajjar indicou ao Supremo Tribunal Federal a realização de um estudo do ambiente de trabalho, com a coleta de materiais e avaliação do sistema predial de ar condicionado."

De acordo com a nota, Toffoli encontra-se em "perfeitas condições" de saúde, mas ainda não tem previsão de alta.

O presidente do STF foi internado no último domingo (9). A internação foi a terceira neste ano.

Em 19 de julho, o ministro se internou em um hospital de São Paulo, devido a um corte na cabeça motivado por um acidente doméstico na casa dele, em Marília, no interior de São Paulo.

No fim de maio, Toffoli fez uma cirurgia para drenagem de um abscesso e também precisou ser internado. Na ocasião, apresentou sintomas de infecção pelo novo coronavírus, mas os testes deram negativo para Covid-19.

Nota
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo hospital.

NOTA À IMPRENSA

Brasília, 11 de agosto - O Hospital DFStar informa que, após duas internações em razão de quadro respiratório, o estado de saúde do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Dias Toffoli, encontra-se em perfeitas condições. Foram descartadas infecções virais incluindo COVID-19, sendo feito o diagnóstico de pneumonite por hipersensibilidade causada por algum agente possível do meio ambiente, com as hipóteses de fungos, ácaros ou bactérias.

O diagnóstico médico também indica a alta probabilidade de a reação alérgica ter sido ocasionada em razão das instalações prediais laborais, em especial pelos sistemas de ar condicionado. Em razão disso, a cardiologista intensivista Ludhmilla Hajjar indicou ao Supremo Tribunal Federal a realização de um estudo do ambiente de trabalho, com a coleta de materiais e avaliação do sistema predial de ar condicionado.

O ministro encontra-se no quarto e passa bem, mas ainda sem previsão de alta.

Dr. João Pantoja Pneumologista/Diretor Geral - Copa Star
Dra. Ludhmila Abrahão Hajjar Cardiologista/Intensivista – Villa Nova Star

G1
Postagem Anterior Próxima Postagem