Defensores do uso do ozônio no tratamento da Covid-19 se reuniram com o ministro interino da pasta, Eduardo Pazuello, no início dessa semana. As atenções se voltaram para o método após repercussão de uma fala do prefeito de  Itajaí (SC), Volnei Morastoni, em que defendia a aplicação do gás pelo ânus. 

O político falou, durante uma transmissão ao vivo na segunda-feira (3), que pretende instituir o uso de ozônio, pelo ânus, como tratamento para pacientes com Covid-19. O gestor, que também é médico, disse ter inscrito o município na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para participar de protocolo de pesquisa sobre a administração da substância. 

O prefeito vê no método uma forma efetiva de se conter o avanço da doença. Embora não haja eficácia comprovada, Volnei Morastoni informou que oferece o tratamento para pacientes infectados em hospitais de Itajaí.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) desaconselha o uso laboratorial da ozonioterapia. Especialistas alertam que a chamada ozonioterapia é uma prática experimental, permitida somente em estudos que sigam critérios definidos e acompanhem a evolução dos pacientes.

A prefeitura de Itajaí alega que, para adotar o método, o município se inscreveu em um estudo da Associação Brasileira de Ozonioterapia (Aboz), que vai analisar o impacto dessa técnica na evolução dos casos positivos de Covid-19.

Metrópoles via Bahia Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem