A Petrobras e a empresa brasileira Proquigel Química, do Grupo Unigel, realizaram nesta terça-feira (4) a transmissão de posse para o arrendamento das fábricas de fertilizantes nitrogenados da Bahia (Fafen-BA) e de Sergipe (Fafen-SE). Esta é a última etapa para a transferência de controle dos ativos, após as licenças e autorizações exigidas pelos órgãos reguladores.

Além das fábricas, o acordo inclui a promessa de subarrendamento dos terminais marítimos de amônia e ureia no Porto de Aratu, no município de Candeias. A celebração do contrato foi através de licitação e seguiu as etapas previstas na Lei Federal nº 13.303/2016 (Lei das Estatais) e no Regulamento de Licitações e Contratos da Petrobras. O contrato permite à Proquigel o controle das unidades por um período de 10 anos, renováveis por mais 10.

A Fafen-BA é uma unidade de fertilizantes nitrogenados com capacidade instalada de produção de ureia de 1.300 toneladas por dia, sendo capaz de comercializar amônia, gás carbônico e agente redutor líquido automotivo (Arla 32). A unidade de Sergipe possui capacidade instalada de produção de ureia de 1.800 toneladas por dia, sendo capaz de comercializar amônia, gás carbônico e sulfato de amônio, também usado como fertilizante.

Segundo a diretora de Refino e Gás Natural da Petrobras, Anelise Lara, o arrendamento está alinhado à estratégia de gestão de portfólio de capital da companhia, que focará seus investimentos na produção de petróleo e gás em águas profundas e ultraprofundas, principalmente no pré-sal, onde obtém melhor retorno do capital investido. A empresa acredita que a entrada de novos players no segmento de fertilizantes poderá alavancar o desenvolvimento da região.

“O arrendamento vai permitir a continuidade da operação das duas fábricas de fertilizantes, que estavam hibernadas, gerando novos empregos e atraindo investimentos para os estados da Bahia e de Sergipe. A Petrobras estudou e sugeriu alternativas de otimização de custos para a transferência das instalações ao futuro operador das fábricas”, destacou a diretora.

Para o CEO do Grupo Unigel, Roberto Noronha Santos, a reativação das duas unidades está prevista para ocorrer a partir de janeiro de 2021 e deve gerar 1500 empregos diretos e indiretos nos dois estados.

“A reabertura das fábricas vai aquecer a economia e suprir uma demanda importante de insumos para agricultura, pecuária e indústria nacional, que, hoje, depende da importação de outros países. A expectativa é que com a produção das duas fábricas arrendadas seja possível suprir 20% da demanda nacional”, afirmou Noronha.

Bahia Noticias 
Postagem Anterior Próxima Postagem