A reabertura de shoppings centers e lojas grandes em Salvador não gerou impacto negativo nos números relacionados ao novo coronavírus, que provoca a Covid-19. A avaliação é do prefeito ACM Neto (DEM) e ocorre cerca de dez dias após os estabelecimentos voltarem a funcionar, quando entrou em operação a fase 1 do plano de retomada econômica, produzido em parceria com o governo do Estado.

“Estamos quase que completando duas semanas da ativação da primeira fase, e até agora o que a gente vem observando é um comportamento muito seguro para a dinâmica da cidade pós início da reabertura. Quando a gente olha os números de casos novos, principalmente a situação das UPAs, regulando cada vez menos, […] mostra que a retomada das atividades não teve nenhum efeito negativo nos números da capital”, disse.

Diante do balanço positivo, a gestão municipal avança para colocar em ação a segunda fase do programa, que além de bares e restaurantes autoriza ainda o funcionamento de academias de ginástica, salões de beleza e barbearias.

“Nós não tivemos um estouro no número de novos casos. Por enquanto, está tudo controlado. O fato de estar tudo controlado nos permite caminhar em direção da segunda fase”, afirmou o prefeito, que comunicou ainda a chegada de 55 novos respiradores esta semana. “Apesar de a gente estar com uma taxa decrescente, quanto mais folgas tivermos, mais segurança vamos ter para a retomada das atividades suspensas”.

Os protocolos a serem adotados para os estabelecimentos da fase 2 serão anunciados ainda nesta terça. A reabertura, contudo, só deve ocorrer a partir da próxima semana, com o acompanhamento dos dados da doença e da ocupação dos leitos.

Bahia.Ba
Postagem Anterior Próxima Postagem