O que os pais podem fazer para manter seus filhos distantes de doenças e outros problemas?
No post de hoje, trazemos dicas bem objetivas sobre cuidados na saúde infantil. São dicas práticas que devem ser colocadas em prática para preservar o organismo em desenvolvimento e não deixá-lo vulnerável às mais diversas doenças.

Ofereça uma alimentação saudável e equilibrada
Comer bem e com qualidade é um hábito que, quando cultivado desde a infância, torna-se muito mais consistente na vida adulta. Crianças e adolescentes ficam tentados a consumir alimentos industrializados e processados, o que compromete a saúde de diferentes maneiras.

Cabe aos pais passar a orientação a respeito de uma alimentação equilibrada e saudável. É claro que as crianças vão preferir aquelas comidas mais açucaradas e gordurosas, mas o hábito vai se moldando conforme os pais mostram a elas que alimentos saudáveis também podem ser saborosos.

Uma boa dica é rechear o cardápio com frutas, verduras e legumes, mas deixar ao menos uma refeição na semana com alguma comidas que agradam muito o paladar da criança, como pizza e hambúrguer.

Proporcione uma rotina de atividades físicas
A exemplo da alimentação, o hábito dos exercícios físicos ganha mais força na vida adulta quando cultivado desde cedo. Infelizmente, o sedentarismo entre crianças e adolescentes é uma tendência global, pois muitas atividades foram substituídas por games, redes sociais e outros passatempos digitais.

É fundamental demonstrar para as crianças que nenhum jogo digital pode garantir a mesma diversão que brincadeiras físicas e esportes. Vale a pena incentivar os pequenos a se manterem ativos e interagirem com amigos e colegas nessas atividades. Quando possível, brinque junto e participe dos jogos para mostrar como eles são divertidos.

Incentive a boa higiene
Algumas crianças fogem de banho, outras torcem o nariz na hora de escovar os dentes. Os cuidados com a higiene só passam a compor a lista de prioridades dos pequenos quando os pais os ensinam a respeito da importância desses hábitos.

Escovar os dentes, tomar banho, cortar as unhas e outros cuidados do dia a dia devem ser parte da rotina das crianças. No início, vale a pena oferecer pequenas recompensas quando os filhos se mostram responsáveis com esses hábitos. Naturalmente, é preciso dosar bem essa tática e interrompê-la quando a criança tiver tomado consciência da importância da boa higiene.

Leve as crianças para se vacinar e fazer exames
Ao longo da infância e da adolescência, é importantíssimo fazer as consultas médicas de rotina e tomar as vacinas para a prevenção e identificação precoce de doenças. Muitas crianças temem a agulha, por isso é papel dos pais encorajar os filhos a encarar a dor e a aflição em nome de sua saúde.

Os cuidados na saúde infantil precisam passar também pela realização dos exames laboratoriais, pois a negligência nesse aspecto pode levar à descoberta tardia de doenças graves.

Laboratório Cella
Postagem Anterior Próxima Postagem