Uma mulher de 43 anos foi resgatada por policiais militares de uma casa onde era mantida em cárcere privado, na região do Calabar, em Salvador, na noite de terça-feira (27). De acordo com a Polícia Militar, o portão da casa onde a vítima estava com os três filhos foi encontrado trancado e precisou ser arrombado. Ela era mantida no imóvel pelo companheiro, há cerca de sete meses.

Segundo a polícia, além da violência psicológica, a vítima sofria violência física por parte do marido, identificado como Fábio Renato Santos Lopes. Os filhos do casal, de 7, 9 e 15 anos, são matriculados na escola e saíam de casa para estudar, antes da pandemia da Covid-19.

Com o isolamento, eles passaram a ficar trancados no imóvel, quando o pai não estava em casa, e não saíam nem para tomar sol. Já a mulher, antes mesmo da pandemia era impedida de deixar o imóvel. A polícia disse que quando chegou ao imóvel, o homem não estava.

Conforme relato da comandante da base Comunitária do Calabar e capitã da PM, Aline Muniz, o casal foi morar na região em março deste ano. Desde então, a vítima não saía de casa, nem mantinha relação com os vizinhos. As crianças também sofriam com a violência do pai.

"Ela é do interior da Bahia e eles já estão juntos há cerca de 15 anos. Desde que estão juntos ela perdeu o contato com a família dela, os pais dela não conhecem os netos. Ela disse que eles mudam de bairro e que durante todo esse tempo de relacionamento o comportamento dele é o mesmo, de manter ela em casa. Ela contou que este ano ele rasgou as roupas dela para evitar que saísse de casa e ela só conseguiu guardar duas calças e duas blusas. Ela disse que tinha vontade de fugir, mas tinha medo", conta.

Denúncia

De acordo com a capitã da PM, os policiais foram acionados para uma ocorrência de invasão de propriedade de uma residência. De acordo com a denúncia, a família estava em uma casa invadida. Quando a PM chegou ao local, viu que a mulher vivia em cárcere privado.

A capitã Aline contou que vizinhos relataram que nunca tinham visto as crianças. O imóvel, de acordo com a descrição da policial não tinha acabamento e só possuía um cômodo, além do banheiro.

"Quando começamos a conversar com ela, vimos que tinha alguma situação por ali. A casa era minúscula, não tinha fogão, era algo improvisado com tijolos, sem geladeira. Só estavam ela e os meninos. Os vizinhos disseram que ele [o marido] teria ido à delegacia prestar queixa contra um tio após uma discussão. Fomos informados que o imóvel que eles estavam morando era de um tio dele. O homem queria a casa de volta e ele não quis entregar, segundo contaram os vizinhos e parentes", disse a capitã.

Após o resgate, a mulher foi encaminhada para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do bairro de Brotas, e, em seguida, levada para um local de acolhimento. O homem está sendo procurado pela polícia.

Na delegacia, a mulher revelou medo em denunciar o caso e sofrer represálias do marido.

Após o resgate, a capitã informou que a guarnição decidiu levar as crianças para fazerem um lanche e se emocionou com o desejo de uma das crianças.

"Eles jamais tinham comido sanduíches de fast-food, então, eu perguntei: "Qual é o seu sonho?". E um deles me disse: 'Meu maior sonho está sendo realizado hoje", contou.

G1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem