Uma nova nuvem de gafanhotos está se aproximando da fronteira da Argentina com o Brasil, alertou o Senasa (Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar), órgão do governo argentino. 

Segundo as informações, a nuvem estaria nas cidades de Campo Viera e Itacaruaré, na província de Misiones, que faz divisa com as cidades brasileiras de Rincão Vermelho e Porto Xavier, no Rio Grande do Sul.

As primeiras avaliações indicam que a nuvem de agora é composta principalmente por gafanhotos do gênero Zoniopoda e também da espécie Chromacris speciosa e não tem característica de realizar grandes voos. Portanto, é diferente da que se aproximou do território brasileiro em agosto e para qual uma emergência foi declarada.

Até o momento, esses insetos foram observados em três fazendas em Campo Viera e em uma em Itacaruaré, não havendo relatos de grandes danos às plantações, sendo detectados principalmente em ervas daninhas e grandes árvores. 

Profissionais dos dois países estão monitorando o deslocamento dos insetos e o Senasa solicitou aos produtores que relatassem imediatamente a detecção ou suspeita da presença do inseto em seus campos.

Uol

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem