Mais de 82 mil casos prováveis de dengue foram registrados em 403 cidades da Bahia no período entre 29 de dezembro de 2019 a 14 de novembro deste ano, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). No mesmo período do ano passado, foram notificados 65.855 casos prováveis, o que representa um aumento de 24,54%.

De acordo com a Sesab, até o momento, oito óbitos ocasionados pela doença foram registrados no território baiano, sendo dois em Vitória da Conquista, um em Teixeira de Freitas, um em Uibaí, um em Juazeiro, um em Candeias, um em Camaçari e um em Itacaré.

Dos 403 municípios com diagnósticos, 322 apresentaram incidência maior ou igual a 100 casos para 100 mil habitantes. Em 219 cidades apresentaram coeficientes de incidência maior ou igual a 300 casos para 100 mil habitantes e nove apresentaram situação epidêmica para dengue, quando analisadas as últimas quatro semanas epidemiológicas.

Os municípios com maiores incidência da doença são Itaberaba que possui até o momento 2.114 casos prováveis, Jaguaquara com 1.737 e Seabra com 1.272. Confira a lista completa abaixo:

Os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti podem ser confundidos com outras mais comuns, como gripes e resfriados. Por isso, é importante estar em alerta e, em caso de sintomas, procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

No verão, com as chuvas, aumenta a proliferação do mosquito, que se reproduz em água limpa e parada.

Brasil

Nesta terça-feira (24), o Ministério da Saúde lançou a Campanha de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras como a microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré.  

De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, de janeiro até setembro deste ano, foram notificados 928.282 casos prováveis (taxa de incidência de 441,7 casos por 100 mil habitantes) de dengue no Brasil.

BNews

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem