Os eleitores da cidade de Feira de Santana, que fica a 100 quilômetros de Salvador, vão às urnas neste domingo (29) escolher entre os dois candidatos a prefeito que avançaram para o segundo turno das eleições: Colbert Martins (MDB) e Zé Neto (PT).

No primeiro turno, o candidato a prefeito mais votado foi Zé Neto, que teve 119.862 votos (41,55%). O segundo mais votado foi Colbert Martins, que obteve 110.146 votos (38,18%). Eles tiveram outros cinco concorrentes: José de Arimateia (Republicanos), Professora Dayane Pimentel (PSL), Carlos Geilson (Podemos), Carlos Medeiros (Novo), Beto Tourinho (PSB), Marcela Prest (PSOL) e Orlando Andrade (PCO).

Colbert Martins Filho é médico, tem 68 anos, já foi deputado estadual e federal. Ele se candidatou à Prefeitura de Feira de Santana três vezes, mas não foi eleito. Em 2016, ele foi eleito vice-prefeito da cidade e assumiu o lugar de José Ronaldo de Carvalho, que entregou o cargo em abril de 2018, para disputar as eleições ao governo do estado.

Já José Cerqueira de Santana Neto, tem 56 anos e é graduado em Direito. Zé Neto concorreu ao cargo de prefeito de Feira de Santana em 2004, 2012 e 2016, mas não conseguiu se eleger em nenhuma das oportunidades. O advogado foi eleito deputado estadual em 2010 e 2014 e deputado federal em 2018.

Eleitorado

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que a maior parte dos eleitores de Feira de Santana tem ensino médio completo (35,38%). Em seguida, estão as pessoas com ensino fundamental incompleto (20,08%), ensino médio incompleto (12,74%), superior completo (10,62%), alfabetizado (7,04%), superior incompleto (6,35%), ensino fundamental completo (5,3%) e analfabeto (2,5%).

Segundo o TSE, o município conta com 400.549 mil habitantes aptos a votar. Trata-se do segundo maior colégio eleitoral da Bahia, ficando atrás apenas de Salvador, que decidiu o prefeito em primeiro turno.

O eleitorado de Feira de Santana tem maioria feminina (55,2%). Já os homens representam 44,8% dos votantes.

Horário da votação

Da mesma forma em que ocorreu no 1º turno, as seções eleitorais abrirão às 7h e a votação se encerrará às 17h (horário local). A prioridade será dada para os idosos até as 10h. O eleitor que estiver na fila até o final do tempo previsto terá o voto garantido.

O presidente da mesa determinará a entrega de senhas a todos os eleitores presentes, começando pelo último da fila. A votação continuará na ordem decrescente das senhas distribuídas.

O que levar no dia da eleição

Entre as orientações, que valem para todo o país nos dois turnos, estão a limpeza das mãos com álcool em gel antes e depois da votação, e o distanciamento mínimo de um metro dos demais eleitores e dos mesários. Além disso, o TSE recomenda portar os seguintes itens:

Caneta: cada eleitor deve levar a própria caneta para registrar a assinatura no local de votação. A ideia é evitar ao máximo o compartilhamento de itens e, com isso, reduzir o risco de contágio da Covid-19. Para quem esquecer, haverá canetas extras devidamente higienizadas nas seções.

Máscara: o uso de máscaras será obrigatório, e quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar. O mesário poderá pedir para que o eleitor baixe a máscara para melhor identificação.

Identidade: neste ano, os eleitores têm diferentes opções de identificação. O recomendado é sempre levar um documento oficial com foto (que pode ser carteira de identidade, de trabalho, de motorista, certificado de reservista, passaporte ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei).

Guia rápido

Veja, abaixo, as principais regras anunciadas para a conduta nos dias de votação:

Eleitor

  • Uso obrigatório de máscaras de proteção;
  • Uso de álcool em gel, disponível na seção, para limpar as mãos antes e após votar;
  • Levar a própria caneta (mas, caso esqueça, haverá canetas extras e higienizadas nas seções);
  • Distância mínima de um metro dos demais eleitores e mesários

Mesários

  • Uso de máscaras de proteção para trocar a cada quatro horas (serão fornecidas três máscaras para cada mesário);
  • Uso de viseiras plásticas (face shields), que serão fornecidos pelo TSE;
  • Álcool em gel de uso individual e regras de higienização;
  • Álcool 70% para limpeza de superfícies;
  • Distância mínima de um metro dos eleitores e demais mesários.
  • O TSE também elaborou um passo a passo para o eleitor:
  • Entre na seção eleitoral e fique na frente da mesa;
  • Mostre seu documento oficial com foto em direção ao mesário;
  • Após o mesário ler em voz alta o seu nome, confirme que é você;
  • Guarde o documento;
  • Limpe as mãos com álcool em gel;
  • Assine o caderno de votação;
  • Se precisar do comprovante de votação, solicite ao mesário;
  • Quando a urna for liberada, dirija-se à cabine de votação;
  • Digite os números dos candidatos;
  • Na saída, limpe as mãos com o álcool em gel novamente.

Com febre, sem voto

Outra recomendação nova, motivada pela pandemia, diz respeito aos eleitores com sintomas ou quadro confirmado de Covid-19. Segundo o TSE, quem apresentar febre no dia de votar ou tiver sido diagnosticado com o vírus nos 14 dias antes não deve participar das eleições.

Nesse caso, a recomendação é que o eleitor justifique a ausência, em outro momento, e informe que deixou de votar por questões de saúde.

Se a pessoa com febre ou diagnóstico for mesária, deverá avisar a zona eleitoral para que haja uma substituição na escala.

O TSE decidiu não adotar a medição de temperatura nos locais de votação, para evitar aglomeração e em função do custo-benefício da medida. O tribunal não recomenda o uso de luvas, mas sim, a limpeza constante das mãos.

Fonte: G1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem