O período de vacinação contra a febre aftosa deve permanecer aberto até a próxima segunda-feira (30). O governo do estado pretende vacinar 3,5 milhões de animais de 0 a 24 meses.

Há 23 anos o estado é considerado zona livre de febre aftosa. A expectativa é que, após a vacinação de 2021, seja avaliada a possibilidade de declarar a doença como erradicada em todo o território baiano e já seja possível a retirada da vacina do calendário local.

“Essa vacinação é fundamental para manter os mercados totalmente abertos para a Bahia. Agora vamos buscar a retirada da vacina, provavelmente em 2022. A vacinação ajuda demais, já que todos os anos a Bahia vem atingindo todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura. Os produtores têm abraçado a causa e promovendo sanidade alimentar para a população e, com isso, atingindo mercados atrativos para o setor”, destacou o secretário da Agricultura, Lucas Costa.

A vacina contra febre aftosa é destinada aos animais de 0 a 24 meses. Todos os produtores devem declarar vacinação do rebanho até 15 de dezembro. Aqueles que não vacinarem os animais deverão pagar multa de R$ 53 mil por animal. Ao todo, a Bahia possui mais de 10 milhões de cabeças de gado.

Bahia.Ba

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem