O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, avalia que o aumento de casos da Covid-19 nos EUA e na Europa, bem como uma provável mutação do Sars-Cov-2 que circula no velho continente, pode fazer com que seja necessário voltar a fechar as fronteiras brasileiras e restringir o tráfego aéreo.

“Não haverá outro jeito”, disse o presidente da entidade à coluna Estadão, do jornal Estado de São Paulo, deste domingo (1º). Eleito presidente do Conass neste ano, Lula é é secretário de Saúde do Maranhão desde 2016. O atual cenário da pandemia, bem como estas possibilidades, serão debatidas em encontro da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que deve ocorrer nas próximas semanas.

Segundo apurou a Coluna, o governo Bolsonaro ainda não trabalha com a possibilidade de fechar fronteiras ou de restringir o acesso de estrangeiros ao Brasil neste verão. No último dia 22, o Comitê Científico do Nordeste alertou para a possibilidade da região sofrer uma possível segunda onda caso medidas de flexibilização sejam exageradas, e recomendou alerta com visitantes provenientes da Europa.

Os cientistas alertam para o evidente aumento de  casos da doença em países como a Itália, França, Espanha e Reino Unido, entre outros. "Em vista de o Nordeste atrair turistas de países europeus no nosso verão, há um risco real de que nos próximos meses tenhamos um fluxo de portadores do Sar-cov-2, até de cepas diferentes das que aqui prevalecem", advertiu.

BNews 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem