No dia 27 de dezembro, o Campus Jacobina do IFBA completa 10 anos de existência. Para celebrar a data, preparamos uma série de destaques no âmbito do tripé "ensino-pesquisa-extensão", além de dados relacionados à administração, a fim de compartilhar com toda a sociedade as conquistas alcançadas no contexto da formação técnico-humanística dos cidadãos, bem como quanto ao desenvolvimento sócio-econômico das comunidades locais.

Origens & Relatos

Situada na região nordeste da Bahia, extremo norte da Chapada Diamantina, a cerca de 330 km de Salvador, a cidade de Jacobina tem, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 80 mil habitantes. Cercado por serras, lagoas, grutas, rios e cachoeiras, o município se destaca pelo potencial ambiental, com diversos atrativos voltados ao ecoturismo, bem como cultural, sendo palco de manifestações tradicionais e artísticas singulares. Com uma história diretamente ligada à atividade mineradora, Jacobina é também conhecida como a Cidade do Ouro.

É nesse lugar diferenciado que nasce o Campus Jacobina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Fruto da segunda fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), o campus foi inaugurado simbolicamente em Brasília, no ano de 2010, começando seu funcionamento em 2011.

Atualmente, oferece os cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio de informática, eletromecânica e mineração, além da formação de meio ambiente, disponível na forma subsequente. Ainda dispõe da licenciatura em computação, seu primeiro curso de nível superior. O Campus Jacobina também já ofertou cursos profissionalizantes de curta duração, bem como semipresenciais de nível técnico, com destaque para a formação em guia de turismo.

Nas palavras do professor Epaminondas Macedo, diretor fundador do campus, "prazer e felicidades" definem sua inserção na família IFBA Jacobina. "Muitas vidas foram e continuam sendo transformadas para melhor! Agora, nos seus primeiros 10 anos de existência, só tenho a parabenizar o campus pela sua importância no município de Jacobina e região", pontua.

Em junho de 2013 iniciei minhas atividades como docente do Campus Jacobina. Nesse período encontrei no campus uma equipe de pioneiro(a)s, desbravadores e desbravadoras que se dedicaram incansavelmente para a implantação e implementação dessa instituição no Piemonte da Chapada. O momento é de parabenizar e agradecer pelos ensinamentos e vivências compartilhadas nestes 10 anos - declara o professor e atual diretor de ensino Andson Rocha

De acordo com o egresso de eletromecânica Iago Santos, o IFBA “proporcionou ensino de qualidade, através de profissionais altamente capacitados”: “Foram diversas experiências dentro e fora das salas de aula, como desenvolvimento de projetos diversas temáticas relacionadas ao curso. A liberdade intelectual que o Instituto promoveu foi fundamental para meu amadurecimento profissional! Tive a oportunidade de crescer como pessoa, amadurecer e perceber que os objetivos que vislumbramos é possível com foco e determinação. Atualmente sou graduando em engenharia mecânica na UFBA [Universidade Federal da Bahia] e levo toda a bagagem do IFBA. Sou eternamente grato aos professores e funcionários do Instituto pelo cuidado e carinho em relação à minha formação. Se hoje estou alçando voos mais altos, foi graças à base familiar e aos ensinamentos que o Instituto me forneceram. Gostaria de agradecer de coração a todos os envolvidos e parabenizar o campus nestes 10 anos de existência pelos serviços prestados à comunidade jacobinense, ao formar profissionais capacitados para atuar no mercado. Para os estudantes, deixo a mensagem de perseverança para alcançar todos os objetivos e ratifico a afirmação de que aproveitem o máximo de aprendizado que o Instituto dispõe”, comenta o jovem, que foi responsável pela invenção de um sistema eletromecânico para reutilizar água da máquina de lavar na descarga do banheiro. A ideia inovadora foi apresentada em diferentes eventos, como a Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), em Belo Horizonte; Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), considerada a 2ª maior do gênero no país, que lhe garantiu credencial para a Feira de Investigação e Empreendimento Francisco Woston, ocorrida na Colômbia em 2016.

Para o diretor administrativo e de planejamento do campus, Darlei Augusto, o aniversário de uma década é histórico para todos que compõe a comunidade IFBA Jacobina e para toda a sociedade de Jacobina e região. “Como segundo servidor mais antigo do campus, tive o prazer de acompanhar de perto os avanços que ocorreram até hoje. Com muito trabalho dos gestores e de todos os servidores que por aqui passaram, o IFBA se tornou uma das melhores instituições de ensino público da Bahia, diferenciada na região de Jacobina. Com a união de todos, buscaremos sempre atingir nossa missão: Promover a formação do cidadão histórico-crítico, oferecendo ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, objetivando o desenvolvimento sustentável do país. Parabéns, Campus Jacobina!”.

Segundo o atual diretor geral, Ricardo Alcântara Mesquita, foram muitas dificuldades, principalmente neste ano, mas o desejo e a determinação de se reinventar e continuar promovendo a instituição com o que ela faz de melhor é ainda maior: "Isso tem sido ratificado durante a suspensão das atividades presenciais em meio à pandemia. Precisamos seguir firmes para garantir ainda mais a consolidação do Campus Jacobina, ampliar o envolvimento das comunidades da região através de projetos de extensão, avançar no desenvolvimento das pesquisas e fortalecer ainda mais o ensino, garantindo, assim, o sucesso do nosso trabalho e, consequentemente, o desenvolvimento regional. Sinto muito orgulho em ser docente de matemática do campus há oito anos, o que me proporciona realização e aprendizado contínuos. Com muito prazer, tenho a honra de estar na Direção Geral na data em que festejamos estes 10 anos de existência! Continuaremos à disposição de toda a comunidade! Saudações e até breve!".

Confira os destaques do campus ao longo desses 10 anos de existência no site do IFBA Jacobina.


Por Verusa Pinho de Sá / Ascom / IFBA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem