Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 na Bahia, o inicio da imunização de idosos com mais de 90 anos deve ser aprovado nesta quinta-feira, 28, pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), informou ao A TARDE o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

A CIT é um fórum interfederativo que abrange as três esferas de gestão – Ministério da Saúde, para o âmbito federal; Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), para o âmbito estadual; e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), para o âmbito municipal.

O estado tinha uma população aproximada de 46,6 mil idosos com 90 anos ou mais, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010.

Idosos com 75 anos ou mais integram a fase 1 do plano estadual de imunização, entretanto ainda não têm sido contemplados, devido à baixa disponibilidade de vacinas. "A orientação é nacional. Nesse momento não recomendamos acima de 74 anos. Não há vacinas para todos esses idosos", afirmou Vilas-Boas.

De acordo com o secretário, o modelo de vacinação a ser adotado para os idosos será definido por cada prefeitura.

Em Recife, por exemplo, foram montados, desde a quarta-feira, 27, três pontos de drive thru para vacinar contra a Covid-19 idosos com mais de 85 anos. Além disso, a imunização acontece em nove centros de imunização na capital pernambucana. Para ser imunizado, porém, é necessário realizar antes o cadastramento e agendamento, por meio de site, aplicativo de celular ou no próprio local de vacinação. Não há como chegar no local e já ser vacinado, a não ser que exista horário disponível no agendamento.

Já o prefeito de Salvador, Bruno Reis, declarou que a administração municipal monta uma estratégia de vacinação domiciliar para alcançar idosos acima de 74 anos. "Estamos definindo uma estratégia para garantir que não haja fura-fila e priorizar quem realmente precisa”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Leo Prates, afirmou à reportagem que ainda não houve autorização do Ministério da Saúde para iniciar a vacinação dos idosos com mais de 74 anos.

Em Salvador, fizeram parte da primeira fase da vacinação trabalhadores de saúde da linha de frente no combate à Covid-19, idosos abrigados em instituições de longa permanência, deficientes físicos residentes em entidades inclusivas e os trabalhadores dessas instituições.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que ainda não há previsão para o começo da vacinação dos idosos com mais de 74 anos ou mais informações a respeito do assunto.

Dois pontos de drive thru na Arena Fonte Nova e no Novo Centro de Convenções de Salvador iniciarão hoje a vacinação de trabalhadores de saúde que atuam em 27 hospitais públicos e privados que realizam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. A imunização nos locais ocorrerá até o próximo domingo (31), sempre das 08 às 17 horas.

Só serão imunizados os profissionais cujos nomes constem nas listas enviadas pelas 27 unidades de saúde à secretaria. Também será exigida a apresentação de um documento oficial com foto.

Cerca de 25 mil pessoas já receberam a primeira dose da Coronavac desde o início da vacinação na capital, de acordo com a secretaria.

Em Feira de Santana, segunda maior cidade do estado, também não há estimativa para o início da imunização do grupo. 

Estamos terminando a etapa 2. Para avançarmos, dependeremos de doses adicionais, disse o secretário municipal de Saúde, Edval Gomes.

A etapa 2, conforme o plano municipal de vacinação, inclui profissionais da Saúde de hospitais e atenção básica, além de pessoas acamadas. A etapa anterior foi destinada a imunizar trabalhadores de emergência e UTIs e idosos abrigados com idade a partir de 60 anos.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem