Ministério da Saúde autorizou nesta semana 19 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar (LSVP) para atendimento exclusivo aos pacientes com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 para o estado da Bahia.

A pasta destaca que as autorizações são para o reforço da estrutura de hospitais especializados, unidades mistas, hospitais de pequeno porte, prontos socorros, unidades de pronto atendimento, hospitais de campanha e hospitais gerais.

Os leitos possuem estruturas mais simples que uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e devem receber pacientes que não estão em estado grave da doença, mas precisam de suporte de oxigênio.

O valor do repasse mensal será de mais de R$ 27,2 milhões, retroativo à competência do primeiro trimestre de 2021, para 12 estados e Distrito Federal.

Mudança

O Ministério da Saúde informa que anteriormente, apenas Hospitais de Campanha e Hospitais Gerais poderiam ter esses leitos, voltados a pacientes de covid-19 que não evoluíram para estado grave, mas que necessitam de suporte de oxigênio. Os leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar estão aptos a receber pacientes moderados para tratamento adequado.

O objetivo da ampliação de cobertura desses leitos é ajudar a aliviar a rede de saúde em todo o Brasil, além de fortalecer o SUS e levar atendimento mais qualificado à população. A medida não se aplica aos leitos operacionais existentes na sala vermelha da UPA 24h. Para solicitar autorização desses leitos, as unidades de saúde devem observar as orientações sanitárias da Anvisa, previstas nesta nota técnica.

Fonte: Bahia Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem