A Prefeitura de Jacobina aderiu oficialmente, nesta quinta-feira (22), à rede social de participação popular Colab. A plataforma, utilizada em diversos municípios do país, tem o objetivo promover a cidadania criando uma ponte entre a população e o poder público.

Através do aplicativo, o cidadão passa a colaborar de maneira fácil e prática, mostrando onde está e qual o problema de sua rua, bairro ou comunidade, para que o setor responsável solucione. Para isso, basta fazer o download do Colab em seu aparelho (nos sistemas Android e IOS), realizar um cadastro rápido informando nome completo, e-mail e CPF e começar a colaborar.

O que posso solicitar?

A partir de agora, o cidadão jacobinense poderá usar a plataforma para pedir, por exemplo, troca de lâmpada, conserto de rua esburacada, saneamento básico, trânsito, limpeza ou qualquer outro serviço que seja de competência da Prefeitura de Jacobina. O aplicativo também permite enviar sugestões e, inclusive, avaliar as instituições e os serviços prestados.

E depois que envio uma solicitação?

Depois de mostrar qual o problema, onde ocorreu, podendo inclusive inserir fotos e detalhar sua demanda, a solicitação será enviada à prefeitura, que encaminhará ao setor responsável. O órgão, por sua vez, deverá atender a solicitação e responder ao cidadão pelo aplicativo Colab. É um serviço similar ao que é desenvolvido pela Ouvidoria Municipal, mas totalmente online.

Jacobina treina assessores distritais

A Prefeitura de Jacobina deu início nesta quinta à utilização da plataforma instruindo os assessores distritais sobre suas funcionalidades. "Os assessores são os representantes diretos da prefeitura em suas regiões e irão apresentar à população dos distritos e povoados as inovações trazidas pelo Colab", disse a Assessoria de Comunicação.

O Jacobina Notícias acessou o aplicativo e percebeu que várias pessoas já começaram a utilizar a plataforma. Algumas solicitações foram feitas e também é possível colaborar.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem