Um atentado numa escola de Kazam, a cerca de 800 km de Moscou, deixou ao menos oito crianças e uma professora mortas nesta terça-feira (11), de acordo com as informações iniciais. Também há pelo menos 32 pessoas machucadas, de acordo com a agência de notícias russa Tass.

“Nove pessoas morreram, incluindo oito crianças e um docente”, disse a fonte da agência russa. Os feridos foram levados para hospitais da região. Kazam é a capital da República do Tatarstão, cujo presidente, Rustam Minnikhanov, descreveu o tiroteio como uma “tragédia”.

Os primeiros relatos apontavam para dois atiradores, que invadiram o local e começaram a disparar. Depois, as autoridades corrigiram a informação e indicaram apenas um agressor, de 19 anos de idade.

“O autor do atentado foi detido e teve sua identidade determinada. Ele é morador de Kazam e nasceu em 2001”, dise o Comitê de Investigação da Rússia num comunicado.

De acordo com a apuração inicial da polícia, o botão de pânico da escola foi acionado às 9h25 (horário local), exatamente 5 minutos depois do início do ataque, que teria começado às 9h20. No momento da chacina, havia 714 alunos no colégio e 70 funcionários, incluindo 52 professores.

O autor do ataque foi preso pela polícia depois de balear 7 alunos da 8ª série e um professor (veja momento da detenção abaixo). Enquanto era algemado pelos policiais, o agressor teria dito que havia implantado uma bomba na casa onde mora, de acordo com a agência Tass.

A polícia e as equipes de resgate ainda trabalham no local do crime. As crianças foram retiradas da escola, mas, durante o ataque, algumas se desesperaram e saltaram do prédio para fugir dos tiros.

Uma testemunha afirmou à agência russa ter visto uma explosão pouco antes do assassino tentar fugir.

Fundada em 2006, a escola tem 1.049 estudantes e 57 professores.

Revisão da política de armas

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta terça-feira uma revisão das regras de permissão de porte de armas no país, logo depois do ataque ao colégio em Kazam. “O presidente determinou que se elabore urgentemente uma nova regulação sobre os tipos de armas autorizadas para a população civil, considerando o modelo usado no ataque em Kazam”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Fonte: R7 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem