Educadores, gestores e demais profissionais da Educação das escolas estaduais pertencentes aos Núcleos Territoriais de Educação de Jacobina (NTE 16) e de Itapetinga (NTE 8) estão sendo vacinados contra o Coronavírus, com a primeira dose da vacina AstraZeneca. A ação é uma parceria das secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), juntamente com as secretarias municipais. A aplicação do imunizante está sendo viabilizada em cada município, seguindo um cronograma por idade. 

A diretora do NTE 16, Nazaré Costa Alves, 53, foi vacinada em Jacobina e falou da importância da iniciativa. “A vacinação se configura como um momento extremamente importante para todos nós, oferecendo a segurança necessária para um posterior retorno às atividades educacionais híbridas”, destacou.

Também em Jacobina, foi vacinada a professora Vasti Miranda, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Piemonte da Diamantina II. “Foi um momento que envolveu um misto de emoção, medo, esperanças, incertezas e felicidade. Ser vacinada em um contexto tão difícil pelo qual estamos vivendo, em que tantas vidas têm sido ceifadas por este vírus, representa muito mais que uma vacina, é a dose da esperança que recebi”, disse, emocionada.

Em Potiraguá, o gestor do Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira, Levi Nascimento, também recebeu a primeira dose da vacina. “A vacinação significa ter esperança de que estamos caminhando para a superação desta crise sanitária. Juntos, todos poderemos avançar rumo a um objetivo comum: a preservação do bem-estar, da saúde e da vida de todos nós, profissionais da educação. Para tanto, apoiar e participar da campanha de vacinação contra a Covid-19 é fundamental”, afirmou.

O diretor do NTE 8, Alécio Chaves, foi vacinado no início da manhã, no Posto de Saúde Arnaldo Teixeira, em Itapetinga. “A vacinação é um direito de todo o cidadão, é um direito à vida. É a concretização da importância da união do trabalho humano, tendo a ciência como principal instrumento e a reafirmação da essencialidade do Sistema Único de Saúde (SUS)”, comemorou.

O cronograma para a aplicação das vacinas é divulgado pelos municípios, de acordo com o recebimento de novas remessas dos imunizantes. Serão vacinados todos os educadores e trabalhadores da Educação Básica e do Ensino Superior de todas as redes estadual, municipais e privada. A SEC e a SESAB estão em constante contato com as secretarias municipais de Saúde e Educação, bem como com a União dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME) e União dos Prefeitos da Bahia (UPB), para o acompanhamento e suporte para a ação nos municípios.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem