A comercialização de bebida alcoólica, em quaisquer estabelecimentos comerciais em Jacobina, fica proibida durante o fim de semana. A restrição, que ocorre devido a alta taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade, consta no decreto estadual 20.481, de 23 de maio (leia aqui), que prorrogou o toque de recolher até o dia 1º de junho em toda a Bahia.

Conforme o decreto, a partir das 18h desta sexta-feira (28) até às 5h de segunda-feira (31), os bares, restaurantes e demais estabelecimentos similares só poderão comercializar alimentos e bebidas não alcoólicas. A proibição é a mesma para a venda por entrega em domicílio, o delivery. Além disso, os bares e restaurantes devem encerrar o atendimento às 19h, e o toque de recolher vale das 20h às 5h.

Para que as medidas restritivas não tivessem validade em Jacobina e região de abrangência do Núcleo Regional de Saúde (NRS) do Centro-Norte, a taxa de ocupação de leitos de UTI teria que ter permanecido igual ou inferior a 75%, por cinco dias seguidos. No entanto, conforme os boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal da Saúde, elas se mantiveram altas nesse período, sendo a taxa mais baixa registrada no dia 25 de maio, que foi de 86,6%.

Conforme levantamento feito pelo Jacobina Notícias, nos últimos cinco dias, a ocupação dos leitos de UTI permaneceu da seguinte forma: dia 23 de maio (100%), 24 de maio (100%), 25 de maio (86,6%), 26 de maio (100%) e 27 de maio (100%).

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem