Em ritual anual de acasalamento e reprodução na costa brasileira, as primeiras baleias jubarte já começaram a aparecer no litoral baiano de forma antecipada. Já que a espécie viaja por cerca de dois meses da Antártida até o Brasil para se reproduzir e os primeiros indivíduos costumam chegar no mês de maio, e geralmente o espetáculo segue até o mês de novembro. 

Especialistas explicaram que a chegada antecipada desta temporada, que espera mais de 20 mil baleias, é atribuída às condições climáticas e oferta de alimentos nas áreas da espécie. 

A ONG Baleia Jubarte, que trabalha para a preservação da espécie, está acompanhando a expedição dos animais pela costa brasileira. Já foram registradas baleias em Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, além do arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, o principal berçário da espécie. Algumas foram além e já chegaram em Salvador e Praia do Forte, no litoral norte baiano.

Os pesquisadores também estão preocupados com a quantidade de encalhes e acidentes com redes de pesca. Algumas baleias ficam presas e acabam morrendo. 

Vale lembrar que o número de ocorrências registrado no país já se aproxima do total que houve em toda a temporada passada. Somente este ano, já são 53 registros. Até então, 17 a menos que em 2020. O estado com mais ocorrências é Santa Catarina, com 15 acidentes.

onte: BNews

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem