"Ajudem, pelo amor de Deus". Um pedido cuja urgência e desespero puderam ser percebidos não apenas pela frase em si, mas, principalmente, pela voz trêmula de Cássia ao falar com o Jacobina Notícias. Ela é sobrinha da senhora Aurea Gomes dos Santos Cardoso, de 56 anos, que está internada há seis dias no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), em Jacobina, à espera de uma vaga no Sistema de Regulação da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

A senhora Aurea, que reside no conjunto habitacional Jacobina 3, foi internada no HMATS para tratar de um problema intestinal que vem lhe causando hemorragias ininterruptas. Por conta disso, ela vem perdendo muito sangue todos os dias. O que agrava ainda mais o quadro clínico da paciente, conforme disse a sobrinha ao Jacobina Notícias, é que ela também necessita de sessões de hemodiálise, que agora só podem ser feitas em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – que ofereça o suporte necessário para a realização do procedimento. A paciente já deixou de fazer a hemodiálise neste sábado.

A família também ingressou com uma solicitação de Tutela de Urgência junto ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por canais digitais, para conseguir uma vaga por ordem judicial na Regulação. Todavia, o Ministério Público orientou que a família mantivesse contato com a Promotoria de Justiça de Jacobina. 

A filha da senhora Aurea contou que tempo é justamente o que sua mãe não tem. "Ela precisa ir urgentemente para uma UTI, pra fazer hemodiálise e fazer uma colonoscopia, porque a situação dela está agravando muito. Ela precisa ser transferida urgentemente", disse.

"A gente tem que tá lutando, né? enquanto há vida, há esperança. Peço de coração que façam o impossível, porque é um ser humano (...) a gente não tem mais à quem apelar, a gente tá pedindo que ajudem, pelo amor de Deus", contou a sobrinha à reportagem, em um dos seus desabafos. 

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem