Após a reunião entre 24 governadores no encontro do Fórum Nacional de Governadores, nesta segunda-feira (23), os gestores acertaram pedidos de reunião direcionados aos presidentes dos Poderes. O governador Rui Costa (PT) acredita que, mesmo com a tentativa de mediação diante da escalada de tensão entre o governo Bolsonaro e as instituições, "não haverá alteração do comportamento da presidência".

"Eu não tenho expectativa para essa reunião. Nós caminhamos para a busca de um consenso entre os governadores, alguns insistiam que devemos manter a porta aberta e buscar o diálogo mesmo que nós não acreditemos", disse Rui Costa (PT) durante solenidade de formatura dos alunos do Curso Especial de Formação de Sargentos da Polícia Militar, no Bonfim, em Salvador.

"Nós caminhamos para uma adesão a essa proposta de chamamento ao diálogo, reflexão da presidência da República, embora eu pessoalmente não acredite que haverá qualquer alteração do padrão de comportamento da presidência, porque esse é modus operandi que ele exercita desde o primeiro dia do seu mandato", acrescentou o governador.

Os governadores direcionaram pedidos de reunião ao presidente Jair Bolsonaro; ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

O texto, enviado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, diz que o encontro entre as autoridades tem "propósito de identificar e pautar pontos convergentes e estratégias visando salvaguardar a paz social, a democracia e o bem-estar socioeconômico da população brasileira".

Rui também atribuiu ao presidente Jair Bolsonaro o momento de "drama" que o país vive com o "aumento da pobreza, desemprego, e dificuldade de relacionamento com vários países do mundo".

"Tudo isso provocado pela incapacidade do governo federal em fazer gestão, na minha opinião para esconder essa incapacidade, o governo aumenta o tom e a agressividade com as instituições, com governadores e prefeitos, com o Judiciário, e isso é péssimo para o cidadão comum", afirmou o petista.

Por Anderson Ramos / Gabriel Lopes / Bahia Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem