O jornalista Roberto Cabrini vai revelar, no Domingo Espetacular, da Record, neste domingo (26), como chegou ao Afeganistão, que voltou a viver sob o regime Talibã – grupo fundamentalista islâmico (de orientação sunita) que possui uma visão extremista do islamismo e procura impor sua interpretação radical da Sharia, a lei islâmica. Entre as visões do Talibã, estão, por exemplo, a recusa em aceitar que mulheres trabalhem (com exceção para a área de saúde), estudem e caminhem nas ruas sem a companhia de um parente homem.

No dia 15 de agosto, o Talibã retomou o poder do Afeganistão 20 anos depois que eles foram derrubados pelas tropas norte-americanas que invadiram o país. A retomada do poder pelo Talibã se iniciou com o anúncio do governo norte-americano de que as tropas dos Estados Unidos abandonariam o local. Logo depois, o Talibã anunciou que o nome do país se tornaria Emirado Islâmico do Afeganistão e que não será uma democracia.

Vários indícios apontam que o Talibã governará o Afeganistão de maneira violenta. Entre esses indícios estão: minorias xiitas vêm sendo perseguidas e mortas por membros do Talibã; mulheres têm sido proibidas de trabalhar em todo o país; bandeiras do Afeganistão têm sido recolhidas e substituídas por bandeiras do Talibã; protestos pacíficos foram reprimidos com violência; membros do Talibã têm ido de casa em casa para localizar afegãos que trabalharam com os norte-americanos nos últimos anos; e jornalistas têm tido cada vez mais dificuldade de realizar o seu trabalho.

Com a apresentação de Carolina Ferraz e Eduardo Ribeiro, o programa vai ao ar às 19h45

Fonte: Metrópoles

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem